Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Universidade de Aveiro, em Portugal, recebe pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (Campus Fortaleza e Russas) para a execução da parceria no projeto de desenvolvimento de sistemas inteligentes de monitoramento de dutos de transporte de gás. A pesquisa visa a criação de mecanismos capazes de prevenir a integridade dos dutos de transporte de gás, além da construção de um protótipo para ser instalado na Companhia de Gás do Ceará (Cegás), empresa parceira da pesquisa.

Em execução desde outubro de 2019, o projeto faz parte da iniciativa conjunta entre a Funcap e a Cegás por meio do edital 09/2018, destinado a financiar pesquisas de inovação para desenvolvimento de materiais a serem usados no processo de canalização de gás.

O grupo é composto pelo coordenador do Curso de Engenharia Civil do Campus da UFC em Russas, Prof. Esequiel Mesquita, os estudantes Victória Lima, do Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC em Fortaleza, e Israel Nilton, do Curso de Engenharia Civil do Campus de Russas. Eles permanecerão até o dia 28/02 na instituição de Aveiro, realizando pesquisas no Departamento de Física e no Instituto de Telecomunicações. A ideia é que, neste período, eles façam gravações de sistemas óticos para calibrar parâmetros físicos, químicos e mecânicos no sistema.

Além dos três pesquisadores, o estudo ainda conta com a participação dos professores Paulo Antunes, da Universidade de Aveiro; Aliny Monteiro, do Curso de Engenharia Civil do Campus da UFC em Russas; e Walney Silva, do Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC em Fortaleza.

Sistemas óticos são compostos por sensores de fibra ótica com diâmetro próximo ao de um fio de cabelo que são imunes a interferências de campos eletromagnéticos, podendo ser empregados para aplicações de longa distância. A aplicação deles é requerida em situações nas quais há risco de explosões, por exemplo.

 

 

 

 

 

(*)com informação do Governo do Estado do Ceará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp