Corona Viruses against Dark Background

A Universidade de São Paulo (USP) realizou um estudo que apontou que pacientes que se recuperaram de quadros moderados e graves da Covid-19 apresentam alta incidência de casos de depressão, ansiedade e déficits psiquiátricos. A pesquisa acompanhou 425 pacientes, durante 9 meses após alta da doença.

Os pesquisadores informaram, em entrevista à rádio CNN, que os transtornos psiquiátricos já eram esperados em pacientes pós covid. Contudo, o que impressionou foram os impactos cognitivos, de memória, de atenção e de função executiva.

Dos pesquisados, aproximadamente 51% relataram ter percevido um déficit de memória; outros outros 13,6% desenvolveram transtorno de estresse pós-traumático. Já o transtorno de ansiedade generalizada foi diagnosticado em 15,5%, sendo que em 8,14% deles o problema surgiu após a doença. A depressão, por sua vez, foi estabelecida para 8% dos pacientes – em 2,5% deles somente após a internação.

Atualmente, o grupo da USP estuda amostras de sangue coletadas dos voluntários durante o período de internação. O objetivo é avaliar o perfil de citocinas (proteínas do sistema imune que regulam a resposta inflamatória) para descobrir se há correlação entre o grau de inflamação durante a fase aguda da Covid-19 e o desenvolvimento de sintomas neuropsiquiátricos.