A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, neste domingo (1º de janeiro), será um dos atos políticos mais marcantes dos últimos 10 anos e será coroada com muita música e festa. Milhares de brasileiros se mobilizam para acompanhar, em Brasília, a cerimônia de posse de Lula que volta, pela terceira vez, a assumir a Presidência da República. A posse será realizada às 15 horas.
A solenidade de posse será marcada, ainda, pelo Festival do Futuro, evento que receberá diversos nomes da música brasileira. A festa terá início a partir das 10h, mas haverá uma pausa a partir das 13h30, quando começam as cerimônias da posse do presidente eleito. Segundo os organizadores, as pessoas que estiverem acompanhando os shows poderão assistir à posse por meio de telões instalados no local.
A agenda prevê que, a partir das 18h30, a programação de shows será retomada e a festa está prevista para ser encerrada apenas às 3h30 de 2 de janeiro.
AGENDA CULTURAL
A programação cultural será aberta com o Cortejo do Futuro, saindo da praça de alimentação apresentando, ao longo de uma hora, um panorama das culturas populares e tradicionais brasileiras em múltiplas manifestações, como, entre outras, toré, bumba meu boi, afoxé, maracatus, fanfarras e violeiros.
O palco, com a denominação de Elza Soares, às 10h30, o espetáculo Brasília, capital de todos os ritmos trará, ao longo de 90 minutos, um repertório variado e ritmos diversos, com seis DJs, dois poetas, 27 intérpretes e 35 músicos.
A agenda terá, também, shows com grandes nomes da música brasileira, como Chico César, Zélia Duncan, Martinho da Vila, Margareth Menezes, Odair José, Fernanda Takai, Pabllo Vittar, Marcelo Jeneci e Teresa Cristina. A posse de Lula está marcada para 15h do dia 1º de janeiro de 2023.
SOLENIDADE DE POSSE DE LULA
13h45 às 14h30 – Chegada dos Chefes de Estado e de Governo;
13h30 às 14h30 – Chegada das autoridades e convidados;
14h20 às 14h30 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília;
14h30 – Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional;
14h40 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados;
15h – Sessão Solene de Posse Presidencial;
15h50 – Deslocamento do Presidente e do Vice-Presidente da República para a Sala de Audiências da Presidência do Senado;
16h – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do Senado em direção à área externa do Palácio;
16h05 – Início da cerimônia externa de honras militares;
16h20 – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República para o Palácio do Planalto.