Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A discussão do congelamento no preço dos combustíveis, possibilidade cogitada pelo governo federal para frear novos aumentos deixa o setor preocupado e cogitando a hipótese do mercado brasileiro sofrer com o desabastecimento da gasolina, gás de cozinha e o óleo diesel. O assunto ganhou destaque no Bate Papo Político com os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida no Jornal Alerta Geral desta quarta-feira (09).

Segundo o jornal Extra, a maior preocupação é com o diesel hoje porque esse combustível hoje é o mais importado. Além disso, no mercado internacional, o gás natural está mais caro que o óleo diesel, de acordo com fontes do setor. Então, alguns agentes têm trocado o gás pelo diesel, fazendo a demanda do produto aumentar.

Por isso, integrantes do governo defendem o subsídio nos valores dos combustíveis, ao invés do congelamento nos preços.

Atualmente, a Petrobrás pratica o que é chamado de paridade de preço internacional, que leva em consideração os valores do barril de petróleo e do dólar para definir os valores dos combustíveis no mercado interno. Essa política é alvo agora do governo Bolsonaro e do Congresso Nacional.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp