Poste cai na Beira Mar: Prefeitura de Fortaleza ignora alerta sobre manutenção e riscos de acidentes

A Prefeitura de Fortaleza foi alertada, ainda no início de 2025, sobre a necessidade urgente de manutenção e até substituição de postes que sustentam a iluminação pública e redes de internet em diferentes pontos da capital, especialmente na faixa litorânea.

Os avisos apontavam riscos estruturais em equipamentos expostos à maresia e ao desgaste natural, o que poderia comprometer a segurança de pedestres, moradores e turistas.

Ao longo de 2025 e 2026, as queixas de pedestres e ambulantes sobre a degradação dos postes chegaram a técnicos da Secretaria de Turismo e aos guardas municipais.

Entre as áreas consideradas mais críticas está o calçadão daa Avenida Beira-Mar, um dos principais cartões-postais da cidade, com destaque para o trecho nas proximidades do Porto das Dragas e da região do bar do Pirata.

Com mais exposição aos efeitos do sal, no local, a preocupação é ainda maior devido à intensa circulação de pessoas e à concentração de equipamentos urbanos que dependem diretamente dessas estruturas.

Na madrugada desta segunda-feira (4),o risco apontado nos alertas se confirmou: um poste com a estrutura comprometida pela maresia não resistiu e caiu, provocando o rompimento do cabeamento e gerando perigo para quem circula pela área. Apesar da gravidade, o incidente não deixou feridos, já que ocorreu em horário de pouca movimentação, em frente ao bar do Pirata.

Os alertas já indicavam que a corrosão provocada pela salinidade e a falta de manutenção periódica poderiam levar ao comprometimento da base dos postes, elevando o risco de quedas e acidentes.

A expectativa é que, ao longo desta segunda-feira, técnicos da Prefeitura realizem novas inspeções e indiquem o que ambulantes e pedestres já pediam: substituição urgente dos potes antes que algum acidente com vítimas seja registrado.