Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Pacientes das Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) do Capuan e de Sítios Novos receberam nessa sexta-feira (27) atendimento oftalmológico. Oferecido pela Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o serviço é prioritário para pacientes diagnosticados com diabetes e hipertensão mapeados pelos agentes comunitários de saúde.

“Estou com dificuldades para enxergar nos dois olhos há um bom tempo. Contei para os agentes e eles me encaminharam pro atendimento”, contou Francisco da Silva, de 68 anos, morador de Sítios Novos.

O Teste de Acuidade Visual confirmou: ele tem “baixa visão”. O procedimento consiste em uma tabela com números e letras que diminuem de tamanho e ficam a certa distância do paciente. “Com este teste, nós podemos constatar e quantificar a perda de visão”, detalha a oftalmologista Leidiane Adriano.

Francisco também foi submetido a exames de fundoscopia, uma técnica de observação do fundo do olho. “Realizei um encaminhamento para ele ter continuidade no tratamento”, afirmou Leidiane.

A especialista refere-se ao serviço oferecido pela SMS em parceria com clínicas particulares de Caucaia para a realização de cirurgias. A operação é totalmente custeada pela Prefeitura. Mais de 500 já foram realizadas só em 2019.

Francisco foi encaminhado para o Centro de Saúde do Homem (localizado à rua da Consolação, nº 202, no Novo Pabussu), onde será submetido a exames mais detalhados.

Assim, o paciente terá o grau de visão definido em detalhes.

“Toda sexta, a gente leva este trabalho oftalmológico para duas Uaps. Atualmente, estamos com 12 cadastradas em nosso cronograma devido à demanda de pacientes, mas já planejamos a expansão do atendimento para outras unidades”, adianta Leidiane Adriano.

 

 

 

 

(*)com informação da A.I

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp