Um gesto da deputada federal e pré-candidata Luizianne Lins ao aceitar ponderação do Governador Elmano de Freitas para serem evitadas as prévias para escolha do nome do PT à Prefeitura da Capital diminui as tensões internas e deixa a legenda mais unida na corrida eleitoral de 2024.

As prévias, que representam uma eleição, deixariam possíveis sequelas, gerando novos conflitos entre representantes das correntes que defendem os pré-candidatos de suas preferências. Luizianne ouviu as observações de Elmano e recuou na defesa das prévias.

A sinalização de Luizianne Lins teve fatores internos e externos: as declarações do senador Cid Gomes (PSB), como fator externo, ao defender que o nome da aliança partidária de sustentação ao Governo do Estado à Prefeitura da Capital não saísse necessariamente do PT, influenciaram nas reflexões internas para as lideranças estaduais e municipais buscarem o fortalecimento da legenda ao invés de darem margem para o discurso do socialista ganhar corpo.

O contraponto ao discurso de Cid Gomes foi puxado pelo líder do Governo Lula na Câmara Federal, José Nobre Guimarães. Ele foi enfático ao defender que o PT teria candidato e afirmou que o nome mais preparado para a disputa na Capital é do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão.

PROCESSO MENOS TENSO E MAIS ACELERADO

As articulações do Ministro da Educação, Camilo Santana, do Governador Elmano de Freitas e do deputado José Nobre Guimarães ajudaram a construir um ambiente mais harmonioso no PT. O clima de paz está reinando, mesmo com cinco pré-candidatos a prefeito – Luizianne, Evandro Leitão, Larissa Gaspar, Artur Bruno e Guilherme Sampaio.

Sem prévias, o debate será rico, com ampla discussão e apresentação de propostas e projetos para a cidade de Fortaleza. O encontro municipal, ao invés de prévias, para escolha do candidato ou candidata, será realizado no dia 21 de abril.

Como passo subsequente dessa agenda, o Diretório Municipal do PT se reúne, nesta quarta-feira (13), no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), em Fortaleza, para definir o sistema de escolha do nome que irá encabeçar a chapa à Prefeitura.