PP e União Brasil vão consultar bancadas sobre apoio a Flávio Bolsonaro após reunião em Brasília

Após reunião realizada na noite dessa segunda-feira (9), em Brasília, o líder do PL no Senado, Rogério Marinho, anunciou que os presidentes do Progressistas, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Antonio Rueda, irão consultar as bancadas de seus partidos sobre o apoio à pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República em 2026.

declaração foi dada após encontro na residência de Flávio, que também contou com a presença do presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, além de lideranças ligadas à futura federação entre PP e União Brasil.

ALIANÇA

Segundo Rogério Marinho, Flávio apresentou as condições políticas da sua pré-campanha e os pontos centrais do projeto que pretende defender.

“O senador Flávio colocou as condições da sua candidatura, a necessidade de estarmos juntos e o que pretende apresentar como projeto de país. Tanto o Ciro quanto o Rueda foram muito receptivos e vão conversar com seus partidos para tomar uma decisão”, afirmou.


REJEIÇÃO NO CENTRÃO


Apesar do diálogo, os líderes do Centrão não sinalizaram apoio imediato à pré-candidatura. Marinho destacou que a decisão de lançar Flávio “não foi comunicada com antecedência aos partidos aliados”, o que exige agora um período de avaliação interna.

Desde que anunciou, na última sexta-feira (5), que será o candidato do grupo político em substituição ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, Flávio intensificou as conversas com partidos de centro para tentar consolidar sustentação política nacional ao seu projeto eleitoral.

Nos bastidores, a principal polêmica gira em torno das condições estabelecidas por Flávio para eventualmente abrir mão da disputa, que incluem a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro e ao próprio Jair Bolsonaro, hoje condenado e preso. Esse ponto tem sido tratado como um obstáculo adicional nas negociações com aliados.