Os beneficiários do Auxílio Brasil (PAB) que estão em “averiguação cadastral” terão até esta sexta-feira (12) para atualizar suas informações. A Averiguação Cadastral verifica os dados do Cadastro Único (CadÚnico) a partir de informações contidas em outros registros administrativos federais. Se forem identificadas inconsistências após o cruzamento de dados, a família deve comprovar que segue cumprindo os critérios de elegibilidade ao Auxílio Brasil.
As famílias inscritas no CadÚnico devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um dos 27 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Fortaleza. A atualização pode ser feita também pelo site do Cadastro Único, nos dois Centros Pops, nos Núcleos do Cadastro Único das Regionais e dos Vapt Vupts Messejana, Antônio Bezerra, CITS José Walter e na Casa do Cidadão Iguatemi.
Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.
Aplicativo
Os beneficiários do CadÚnico e do Auxílio Brasil podem realizar um pré-cadastro pelo aplicativo do CadÚnico. O app, lançado em março deste ano, é uma modalidade para facilitar e possibilitar que as famílias consultem e atualizem seus dados cadastrais. O objetivo é permitir que as famílias que não estão cadastradas e desejam se cadastrar possam ter a permissão de ter um pré-cadastro.
Em caso de as famílias já estarem no CadÚnico, não é necessário fazer o cadastramento no aplicativo. Basta baixar o aplicativo para consultar os dados cadastrais, o comprovante de cadastro, os benefícios recebidos e facilitar a atualização cadastral por meio de confirmação de dados.