Os eleitores que desejam votar nas eleições de 2024 em uma seção eleitoral diferente da que estão registrados, mas no mesmo município, podem solicitar transferência a partir desta semana, junto à Justiça Eleitoral.

O prazo para fazer o pedido termina em 22 de agosto. A solicitação é indicada para pessoas que, em razão do trabalho, de dificuldades de locomoção ou por estarem privadas provisoriamente de liberdade possam votar em seções eleitorais mais convenientes de acordo com a condição.

A opção, chamada de transferência temporária, é um serviço que pode ser requisitado por quem está em situação regular no cadastro eleitoral. Também pode solicitar a transferência temporária as pessoas presas provisoriamente e adolescentes em unidades de internação. Serão disponibilizadas seções eleitorais em estabelecimentos penais e unidades de internação.

A medida busca, segundo o TSE, assegurar o direito ao voto para adolescentes com mais de 16 anos e presos provisórios que manifestarem interesse em realizar a transferência temporária para esses locais. Para votar, as pessoas que não tiverem inscrição no município em que funcionará a seção eleitoral terão formulário próprio encaminhado pela administração dos estabelecimentos penais e das unidades de internação de adolescentes.