O prazo para os cidadãos cearenses contribuírem com a construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 chega ao fim nesta quinta-feira (10). O PPA é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública. Para contribuir, basta acessar a plataforma digital ou o aplicativo App Ceará, disponível para iOS e Android.
Na plataforma Ceará Participativo, o cidadão pode priorizar até seis temas, escolher uma diretriz prioritária dentro de cada temática e sugerir até três novas propostas. É com base na participação popular que o Governo do Ceará constrói e implementa as políticas públicas capazes de atender às necessidades e especificidades de cada região, além de gerar mais oportunidades de desenvolvimento socioeconômico e elevar a qualidade de vida dos cearenses.
A participação virtual da população complementa o trabalho realizado pelos técnicos da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), pasta responsável por conduzir os trabalhos relacionados ao PPA, e a contribuição feita pelos cidadãos nos 14 encontros presenciais realizados pelo Governo do Ceará em todas as regiões do Estado. Os encontros ocorreram entre junho e julho e contaram com a participação do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora Jade Romero e da secretária do Planejamento e Gestão Sandra Machado, além de outras autoridades.
Desde o início do ano, o Governo do Ceará, por meio da Seplag, vem trabalhando para a construção do PPA 2024-2027. Foram realizados encontros e oficinas com representantes dos órgãos e entidades da administração pública estadual para a construção dos resultados almejados e dos indicadores para o PPA, além de outros temas importantes para a construção do orçamento.
Eixos
O PPA 2024-2027 do Ceará está dividido em quatro eixos estratégicos que organizam as áreas de atuação e as prioridades da atual gestão: O Ceará que cuida, educa e valoriza as pessoas; O Ceará que inova, produz e trabalha; O Ceará que preserva, convive e zela pelo território; e O Ceará que participa, planeja e alcança resultados.
O trabalho para a construção do PPA também foca na transversalidade, tornando o Ceará pioneiro na elaboração do orçamento sensível à raça e ao gênero.
(*)com informação do Governo do Estado do Ceará