Foto: Reprodução/ Beatriz Boblitz

Na última sexta-feira (24), o prefeito Evandro Leitão participou de um almoço promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL).

O evento teve como objetivo alinhar estratégias para fortalecer o comércio e impulsionar a economia do Centro da capital cearense. Entre os principais temas discutidos estiveram a reforma da Praça do Ferreira e o ordenamento das vias do bairro.

Entre os compromissos firmados, o prefeito ressaltou a isenção fiscal para lojistas do Centro e da Monsenhor Tabosa, medida que está em fase de estudos. Além disso, anunciou um projeto de corredor entre as avenidas Dom Manuel e Monsenhor Tabosa.

Um dos meus compromissos de campanha foi a isenção fiscal para lojistas do Centro e também da Monsenhor Tabosa, e iremos cumprir, assim como cumprimos a nossa promessa de extinção da Taxa do Lixo. Também já solicitei ao presidente Odilon, da Citinova, e ao secretário Arthur Bruno, do Ipplan, que desenvolvam um projeto para transformar essa área em um espaço tecnológico, com bares e restaurantes. É uma região que foi negligenciada pelo poder público, mas que iremos requalificar“, afirmou o prefeito.

Evandro Leitão também informou que a gestão realizará estudos para a retirada das jardineiras das ruas Floriano Peixoto e Barão do Rio Branco. Além disso, destacou que está sendo avaliada a implementação de Zonas Azuis de estacionamento.

Nós temos um planejamento para a retirada das jardineiras das ruas, mas é uma área hoje ocupada por vendedores ambulantes. Para esse projeto, iremos dialogar com os trabalhadores, pois entendemos que eles dependem disso para o seu sustento. Já o projeto de Zona Azul será encaminhado para análise da AMC. Quero deixar claro que não vejo a AMC ou a Agefis apenas como órgãos arrecadadores; eles também devem desempenhar papéis educativos e preventivos”, disse o prefeito.

Evandro garantiu que a gestão pretende iniciar as intervenções na Praça do Ferreira após os primeiros meses de governo, mantendo o diálogo constante com comerciantes e frequentadores do Centro: ”A Praça do Ferreira é um dos principais patrimônios histórico-culturais de nossa cidade. Infelizmente, hoje ela abriga diversas pessoas em situação de rua, e não podemos iniciar uma requalificação sem planejar o acolhimento adequado dessas pessoas. Comprometo-me a começar as obras até 30 de junho. Essa intervenção é necessária e será conduzida com seriedade, pois precisamos enfrentar os contrastes sociais e econômicos que afetam nossa cidade“.

Assis Cavalcante, presidente da CDL, reforçou a importância do diálogo para encontrar soluções práticas e elogiou a parceria com o executivo municipal: “Nós vamos andar juntos. O prefeito Evandro tem demonstrado que é realmente um parceiro, e vamos construir grandes parcerias para transformar o Centro em um lugar mais pujante e diferenciado”, afirmou.

Adams Gomes, secretário da Regional 12, que inclui o Centro de Fortaleza, também destacou o compromisso de manter um canal aberto entre a gestão municipal e os lojistas: “Tenho muito interesse em resolver os anseios do Centro. Já recebi uma lista de reivindicações e vamos trabalhar juntos nesses temas. Comprometo-me a sempre dar retorno sobre as demandas e a levar ao prefeito as prioridades dos lojistas. Vamos construir soluções juntos“, garantiu o secretário.

Com informações da Prefeitura de Fortaleza