O prefeito Evandro Leitão visitou, na tarde desta quinta-feira (2), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Instituto Doutor José Frota (IJF), onde empossou a nova superintendente do Hospital, Riane Azevedo. As agendas, situadas entre as primeiras da nova gestão, reforçam a determinação do prefeito de priorizar os cuidados com a Saúde do município, tornando Fortaleza uma referência para o País, tal qual ocorreu na Educação do estado do Ceará.
Também participaram das visitas a vice-prefeita e secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Gabriella Aguiar; a secretária da Saúde de Fortaleza, Socorro Martins; a secretária da Saúde do Ceará Tânia Mara Coelho; e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Léo Couto.
“Do mesmo jeito que a educação do estado do Ceará se tornou referência nos últimos 20 anos, a saúde de Fortaleza também será uma referência para todo o Brasil. Nós vamos fazer a saúde de Fortaleza ser transformada. Nós temos que resgatar a vanguarda que o Instituto José Frota tem; resgatar a valorização profissional para todos que fazem esse hospital; médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde“, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
A vice-prefeita Gabriella Aguiar também observou que o esforço para melhorar a situação do IJF contemplará todos os envolvidos na Instituição. “A política é feita de símbolos. E hoje é o primeiro dia executivo do prefeito Evandro e ele quis ter esse símbolo com esse hospital. Esse hospital tem 88 anos, e eu como geriatra acredito que a gente precisa cuidar muito bem desse senhor que muito viu a nossa sociedade de Fortaleza, que muito serviu a todo o estado do Ceará e a muitos outros estados também. É esse corpo clínico, são esses servidores, que vão dar sustentação para que a gente possa trazer o IJF para o patamar que ele merece. Nós estamos juntos, preparados estamos querendo e estamos fazendo. Estaremos aqui durante esses quatro anos e eu tenho certeza que nós teremos o orgulho de falar do IJF como a maior referência nacional em trauma“, destacou a Vice-Prefeita.
A secretária Socorro Martins enfatizou a necessidade de integração entre diversas esferas da sociedade para efetivar a missão de transformar a saúde pública. “Estamos aqui todos unidos, legislativo, executivo estadual e municipal, para que a gente possa fazer um sistema de saúde com a qualidade que nosso povo precisa“, declarou, pontuando que os gestores municipais e estaduais estão em diálogo aberto e constante para tentar sanar os principais problemas da saúde do município de Fortaleza e principalmente do IJF.
As intenções de unir esforços com a gestão municipal em prol da melhoria da saúde de Fortaleza também foram reafirmadas pela secretária da Saúde do Ceará Tânia Mara Coelho, que na ocasião destacou algumas das ações recentes do executivo estadual. “A gente fez uma entrega, no dia 30 de dezembro, de insumos para o IJF, e eu acabei de receber mensagens de que hoje estão saindo também insumos das nossas unidades hospitalares, do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), acho que César Cals, Messejana, Valdemar de Alcântara e de outros hospitais, para que a gente possa manter o funcionamento do IJF. A Secretaria de Saúde está a disposição para ajudar no que for preciso. Isso é uma determinação do nosso governador Elmano de Freitas, e a gente tem que se alinhar. A população de Fortaleza precisa e merece o melhor da saúde e dos seus gestores“, reforçou a secretária.
“A Câmara Municipal vai trabalhar em todos os eixos, principalmente a saúde da nossa cidade, então conte com a gente“, assegurou o vereador Leo Couto, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, e acrescentou que, ao realizar visitas a SMS e ao IJF como parte das primeiras atividades da gestão, o prefeito também demonstra a importância que a gestão está dando à saúde. “Essa agenda que o prefeito Evandro está fazendo mostra quais são as prioridades, principalmente nesse início“, avaliou o presidente.
Empossada pelo prefeito Evando Leitão nesta quinta-feira (02), a superintendente do IJF Riane Azevedo ponderou que, apesar de viver uma grande crise, o Hospital é uma instituição forte, que ao longo de seus 88 anos de existência contribuiu muito para a saúde de Fortaleza, e que já está sendo bem cuidado pela gestão. “Eu nunca vi, com 30 anos que eu estou aqui, um corpo dessa natureza de gestores. Isso mostra que estão junto comigo, apoiando o que o hospital precisa. Essa é uma instituição instituição séria, precisa retomar a sua posição de hospital e o seu papel dentro do que nós temos no estado do Ceará, que é um papel relevante de atender mais de 60 mil pessoas por ano“, considerou a superintendente.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza