O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, se prepara para concorrer à reeleição e, nesse momento, se articula para ampliar a força política na Região Metropolitana de Fortaleza. Três aliados de Roberto – Firmo Camurça, Emília Pessoa e Capitão Wagner, terão apoio para disputar, respectivamente, as Prefeituras de Pacatuba, Caucaia e Fortaleza.
A estratégia de Roberto Pessoa é conquistar, pela quarta vez, a Prefeitura de Maracanaú e consolidar o poder político nas outras cidades da Região Metropolitana. Antecessor de Roberto, Firmo Camurça não quer esperar as eleições de 2028 para reconquistar a Prefeitura de Maracanaú e faz planos para disputar, no próximo ano, o comando administrativo da vizinha cidade de Pacatuba.
Quando prefeito, Firmo desenvolveu ações que tiveram repercussão entre moradores da cidade de Pacatuba, daí o interesse, com o estímulo de Roberto Pessoa, para enfrentar as ruas no município que hoje é administrado por Carlomano Marques. Firmo assumirá, nessa quarta-feira (primeiro de fevereiro), mandato na Assembleia Legislativa.
CAUCAIA
Os olhares de Roberto Pessoa se voltam, também, ao Município de Caucaia, que tem limites com Maracanaú. O palanque está sendo montado com a possível candidatura da deputada estadual eleita para o primeiro mandato Emília Pessoa (PSDB). Emília, que concorreu, em 2020, à Prefeitura de Caucaia, apoiou, no segundo turno, o prefeito eleito Vitor Valim. Em 2022, rompida com Vitor, Emília se elegeu deputada estadual e, agora, sonha com a Prefeitura em 2024.
PREFEITURA DE FORTALEZA
Segundo colocado na corrida ao Governo do Estado em 2022 e com força eleitoral na Grande Fortaleza, o presidente do União Brasil no Ceará, Capitão Wagner, encerra, nessa terça-feira, o mandato de deputado federal e, na quinta-feira (3 de fevereiro), assume a Secretária de Saúde do Município de Maracanaú.
O cargo dará visibilidade a Wagner que, desde já, é pré-candidato à sucessão do prefeito José Sarto (PDT). Wagner concorrerá, pela terceira vez, à Prefeitura de Fortaleza. Em 2020, chegou ao segundo turno, mas perdeu a eleição para José Sarto.
A candidatura em 2024 faz parte das ações traçadas pelo prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, para ampliar força política na Grande Fortaleza. O movimento tem, também, sintonia com o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves (PL), que quer manter o domínio no outro lado da Grande Fortaleza. Além de Eusébio, Acilon tem como aliados os prefeitos de Aquiraz, Itaitinga, Pindoretama e, agora, quer a Prefeitura de Horizonte.