A corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro aponta um cenário de vitória no primeiro turno do atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD). De acordo com uma pesquisa do Instituto, Quaest , divulgada, nesta terça-feira, Paes tem 51% das intenções de votos, somando o dobro de todos os adversários.

Os números da pesquisa mostram que, em segundo lugar, aparecem, empatados dentro da margem de erros, os deputados federais Alexandre Ramagem (PL), com 11%, e Tarcísio Motta (PSOL), com 8%. Em terceira posição, aparece o deputado estadual do Rio Rodrigo Amorim (União), com 4%, vindo, em seguida, o pré-candidato do PP, deputado federal Marcelo Queiroz, que tem 2%.

A pesquisa revela que, se a eleição fosse hoje, 20% dos eleitores votariam em branco, anulariam o voto ou não compareceriam às urnas. Entre os entrevistados, na pesquisa estimulada, 4% se dizem indecisos. O nível de confiança é de 95%.

O Instituto Quaest entrevistou, entre quinta-feira e domingo (16), presencialmente, 1.145 eleitores. A pesquisa, que foi contratada pela Rádio Tupi, está registrada na Justiça Eleitoral com o número de protocolo RJ-04459/2024.

Quando abordados sem os nomes dos pré-candidatos, 81% dos eleitores se dizem indecisos para a eleição do Rio. Na pesquisa espontânea, Eduardo Paes soma 12% das intenções de votos, seguido por Ramagem, que tem 3%, enquanto os demais pré-candidatos têm juntos 2%.