Prefeito e vice-prefeita viajam para Emirados Árabes e Europa; Leo Couto assume interinamente a Prefeitura de Fortaleza

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Fortaleza

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Leo Couto (PSB), assumiu interinamente, nesta sexta-feira (21), o cargo de prefeito da capital cearense. Ele exercerá a função até o domingo (23), período em que o prefeito Evandro Leitão e a vice-prefeita Gabriella Aguiar estão comprometidos com agendas oficiais no Emirados Árabes e na Europa.

A cerimônia de transmissão do cargo aconteceu no início da tarde, no Paço Municipal. Durante a gestão temporária de Leo Couto à frente da Prefeitura, o 1º vice-presidente da Câmara, vereador Adail Júnior, será responsável pela presidência do legislativo municipal.

De acordo com o Diário Oficial do Municipio de Fortaleza, a viagem do prefeito e da vice custurá em torno de R$ 28 mil, fora os custos da assessoria e coordenadoria. A viagem estava prevista para ser iniciada no dia 18, até o dia 27 de março, mas por agendas de força maior em Fortaleza, os políticos viajaram somente no dia de hoje (21).

Evandro Leitão embarcou com destino aos Emirados Árabes Unidos e à Suécia. Em Abu Dhabi, sua agenda inclui reuniões com o diretor-geral do Fundo de Abu Dhabi para o Desenvolvimento (ADFD) e o diretor-geral da Masdar, uma referência global em energia renovável e hidrogênio verde.

Já em Estocolmo, na Suécia, o prefeito participará de encontros com a prefeita da cidade, além do presidente do Conselho Municipal. Ele também visitará usinas de produção de biogás a partir de resíduos sólidos e estará presente em outros compromissos institucionais. O objetivo da viagem é consolidar parcerias e impulsionar projetos voltados à melhoria da infraestrutura e sustentabilidade de Fortaleza.

Enquanto isso, a vice-prefeita Gabriella Aguiar, que também ocupa o cargo de secretária municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), está desde a última terça-feira (18/3) em Paris. Na capital francesa, ela representa Fortaleza no evento internacional Cúpula de Parcerias para Cidades Saudáveis (Partnership for Healthy Cities Summit), promovido pela Bloomberg Philanthropies e Vital Strategies.

Gabriella Aguiar voltará a Fortaleza no domingo (23), quando assumirá oficialmente a Prefeitura em caráter interino, sucedendo a gestão temporária do presidente da Câmara Municipal, Leo Couto.

Segundo informações do Diário Oficial, Evandro recebeu por 8 diárias de R$ 1.452,50, uma ajuda de custo de R$ 5.810,00, perfazendo um total de R$ 17.430,00. Os mesmos valores receberão os outros passageiros, João Bosco Monte, Assessor de Assuntos Institucionais; Ciro José Câmara Farias, Coordenador Executivo da Coordenadoria de Comunicação; Odilon Silveira Aguiar, Presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza.

Já a vice-prefeita, Gabriella Aguiar, receberá menos, ou R$ 11.620,00, por sua viagem ser somente até Paris, para representar o prefeito, mesmo ele estando também na capital francesa nesta data.

Confira informações do Diário Oficial do Município de Fortaleza

Com informações da Prefeitura de Fortaleza