Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (27), o prefeito eleito de Fortaleza Evandro Leitão (PT), afirmou que a dívida atual do Instituto Dr. José Frota (IJF) é de aproximadamente R$ 100 milhões. A unidade de Saúde tem passado por dificuldades nos últimos meses, falta de insumos, falta de pagamento de profissionais e até falta de comida.
Ontem, quinta-feira (26), o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), afirmou que a amplitude do equipamento exige “uma repactuação entre Governo Federal, Governo do Estado e Governo Municipal”.
O prefeito eleito e sua vice-prefeita, Gabriella Aguiar (PSD), fizeram um relatório parcial sobre a transição de governo.”A Saúde de Fortaleza está um caos. Eu tenho 57 anos e nunca vi a Saúde de Fortaleza do jeito que está. Os Caps estão sucateados, para além da falta de profissionais, as estruturas físicas não permitem o atendimento digno da população“, afirmou o petista.
Evandro conta ainda que o valor das dívidas da atual Prefeitura chega a R$ 400 milhões, entretanto, ainda não são dimensionados pela falta de informações entre a gestão atual e a que começa a partir do dia 1º de janeiro de 2025. “São dívidas que detectamos porque ainda não foram empenhadas, os gestores ainda não passaram para a equipe, mas temos conhecimento porque os fornecedores estão conversando com a gente“, disse.
Repactuação e IJF
Em coletiva de imprensa no Paço Municipal, ontem (26) José Sarto disse que: “Quem mantém o IJF de portas abertas sem participação maior do Governo Federal e Governo do Estado, é a Prefeitura”. Segundo ele o IPTU de Fortaleza, praticamente todo ele, vai para o custeio do IJF.
”O Hospital precisa ser estadualizado ou federalizado, porque a missão do município é a atenção básica e isto estamos fazendo muito bem”, destacou Sarto o pedetista.
O atual prefeito também explicou que a maioria dos pacientes atendidos no IJF são pessoas advindas do interior do Ceará e de outros estados. Isso porque, na avaliação de Sarto, o hospital é referência dentro e fora do Estado.