O Prefeito de Fortaleza Evandro Leitão (PT) vetou, nesta sexta-feira (17), o projeto que flexibilizava as regras de ocupação urbana de uma área verde no Parque do Cocó. Aprovado pela Câmara Municipal, em dezembro de 2024, o projeto visava substituir a classificação da região, de Zona de Interesse Ambiental, por Zona de Ocupação Preferencial 2, diminuindo as regras de proteção ambiental pelas quais ela era contemplada. Segundo o gestor municipal, o veto reflete o compromisso de promover a sustentabilidade ambiental de Fortaleza.
A medida será publicada no Diário Oficial do Município e, posteriormente, encaminhada à Câmara, onde os vereadores devem decidir manter ou derrubar o veto do prefeito. O veto ao projeto sinaliza o célere andamento do processo de revisão, assegurando a continuidade da proteção destinada a uma dessas áreas.
As Zonas de Interesse Ambiental são áreas originalmente impróprias à ocupação do ponto de vista ambiental, áreas com incidência de atributos ambientais significativos nas quais a ocupação ocorreu de forma ambientalmente inadequada.