Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O prefeito Roberto Cláudio esteve em audiência, nesta terça-feira (17) em Brasília, tratando de projetos que vão beneficiar ações da Prefeitura de Fortaleza nas áreas de Educação, Infraestrutura e Juventude. Na Casa Civil, acompanhado do deputado federal Danilo Forte, o prefeito foi recebido pelo ministro Eliseu Padilha e tratou de dois financiamentos internacionais, um do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e outro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que totalizam cerca de U$ 148 milhões, o equivalente a R$ 474 milhões.

Os dois financiamentos vão garantir a execução de programas como o Proredes, que envolve ações de Juventude e Saúde, e o Fortaleza Cidade com Futuro, que trata de ações de Infraestrutura, assegurando recursos para concluir as obras da nova Avenida Beira Mar, assim como para o Polo Gastronômico da Varjota e o sistema de segurança em toda a orla da Capital.

No Ministério da Educação, o prefeito de Fortaleza esteve acompanhado da secretária de Educação, Dalila Saldanha, sendo recebido pelo secretário Executivo Adjunto do MEC, Felipe Sartori, com quem tratou da construção e inauguração de creches e Escolas de Tempo Integral.

O prefeito Roberto Cláudio informou do andamento das obras de 21 Centros de Educação Infantil (CEI) em construção e que pelo menos dez unidades já serão entregues até o mês de agosto deste ano. A partir do segundo semestre, outros 17 CEIs terão a ordem de serviço assinada pelo Prefeito. Com relação às Escolas de Tempo Integral, o gestor informou que das oito que estão em obras, cinco serão inauguradas ainda neste ano de 2017, sendo que outras dez escolas serão entregues em 2018.

“Apesar das dificuldades da atual quadra financeira do País, queremos manter os investimentos em Educação e Saúde, além da Infraestrutura, porque entendemos que somente com avanços significativos nestes campos iremos preparar nossa Capital para tornar-se uma cidade cada vez mais competitiva e geradora de emprego e renda para a nossa gente”, afirmou o prefeito.

De acordo com o secretário executivo adjunto do MEC, “Fortaleza tem avançado no campo da educação com ações e projetos inovadores que nós queremos replicar em outras cidades brasileiras”.

Também ficou definido que o Ministério da Educação deverá enviar dirigentes a Fortaleza para que participem da inauguração de equipamentos como creches e Escolas de Tempo Integral, obras em parceria da Prefeitura com o Governo Federal, por meio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Prefeito tratou, ainda, de financiamento da CEF junto ao Tesouro Nacional, referente a contrapartidas para obras de mobilidade e habitação.

Com  PMF