Com 13% de obras executadas, a expectativa é que, quando entregue, o terminal da Messejana se torne modelo tanto para novas ações do tipo na cidade, quanto em diversas outras capitais do Brasil. O novo terminal terá 70% a mais de área que o antigo e trará mais conforto e comodidade aos fortalezenses. Wi-fi, televisões, bicicletas compartilhadas, área de acessibilidade, estações separadas para ônibus padrões e BRTs, além de acesso para ônibus sanfonado, estão entre as futuras novidades.
Outra novidade para o entorno será a entrega de uma praça, entre o terminal e o Vapt-Vupt da Messejana, que antes servia como terreno acumulador de lixo, e, agora, acolherá a população, com área de convivência e comércios.
Ação complementar, a obra da Av. Aguanambi, será entregue em dezembro desse ano, possibilitando a completa operação de corredor exclusivo que ligará o terminal da Messejana até o Centro da cidade, com 12kms de BRT.
Com a demolição do antigo terminal, 100% do material residual será reaproveitado, com a separação do concreto do aço, sendo utilizado como base e sub-base para o novo piso do local.
Melhorias de acessibilidade e mobilidade para Parangaba e Siqueira
Durante a visita as obras do terminal da Messejana, Roberto Cláudio anunciou ainda ações para qualificar os serviços de transporte público, entre elas duas de acessibilidade aos terminais.
Para resolver problemas relacionados a entrada e saída de ônibus nos equipamentos, o terminal do Siqueira receberá intervenção, a partir de abril, com criação de via alternativa e mudança no tempo do semáforo, facilitando a entrada e saída de ônibus nos horários de pico. Já no segundo semestre, se inicia na Parangaba as obra de um túnel na chegada da Silas Munguba com Germano Frank, possibilitando o fim do maior gargalo de acesso a esse terminal. Durante o mesmo período, a Prefeitura iniciará neste bairro as obras de um novo corredor, dessa vez, ligando os terminais da Parangaba ao do Conjunto Ceará.