Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O prefeito Roberto Cláudio anunciou, na manhã desta sexta feira (03/02), o plano de ação para a iluminação pública de Fortaleza em 2017, que prevê um investimento total de R$ 80 milhões no parque de iluminação da Cidade. “A luz branca traz qualidade de vida, melhora a sensação de segurança e aumenta a quantidade de pessoas nas ruas à noite. Um investimento importantíssimo para a cidade e, coletivamente, um ganho para a qualidade de vida”, afirmou o Prefeito durante a coletiva no Paço Municipal, que contou com a presença do vice-prefeito Moroni Torgan; do coordenador especial de iluminação pública, Alfredo Serejo; do secretário de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), João Pupo; e do secretário executivo da SCSP, Luiz Alberto Sabóia.

Hoje 66,77% (193.41 mil pontos) da iluminação pública de Fortaleza já está equipada com a chamada luz de LED. Em 2013, esse índice era de 21,45%. Um investimento de aproximadamente R$ 234 milhões foi feito até agora. “Além da troca da lâmpada, fazemos um projeto elétrico. A gente observa o tipo de luminária que está sendo utilizado e o espaçamento entre os postes para evitar pontos escuros”, explicou o coordenador de iluminação pública, Alfredo Serejo.

As melhorias na iluminação pública da Cidade vão impactar diretamente na segurança da população. Em abril, será lançado o Plano Municipal de Proteção Urbana. Serão criadas células de proteção comunitária, com vigilância eletrônica nos perímetros. “Com a iluminação na rua, as câmeras trazem imagens mais nítidas e facilitam a identificação”, disse o Vice Prefeito Moroni Torgan.

Além dos bairros com maior índice de violência, a troca da iluminação continua sendo realizada nas praças e equipamentos públicos, binários, novas faixas de pedestres, estações do bicicletar, pontos de ônibus e areninhas. Até o fim do ano, as avenidas Jornalista Thomaz Coelho (Avenida Padaria Espiritual), Bernando Manuel, Sargento Hermínio, Augusto dos Anjos, João Pessoa, Expedicionários, Duque de Caxias e Heráclito Graça estarão com as novas lâmpadas. “Nossa meta é universalizar a troca de lâmpadas até o fim da gestão. Estamos muito perto disso”, falou Roberto Cláudio.

Com informação da A.I