Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O prefeito Roberto Cláudio inaugurou o 24º Ecoponto da Capital, na manhã desta quarta-feira (08/02), na Messejana. No local, o gestor anunciou, ainda, política piloto de limpeza urbana para a Av. Leste Oeste a ser implementada até junho deste ano.

“A grande diferença do Ecoponto é o destino que ele dá para o material reciclável. Tudo que tem potencial de reciclagem é trazido para cá e é pesado. O cidadão ainda tem o estímulo de trocar esse lixo por crédito para o Bilhete Único e conta de luz, trazendo benefício para o cidadão e para a comunidade”, afirmou o Prefeito.

No novo equipamento, a população pode realizar o descarte gratuito de pequenas proporções de entulho, resto de poda, móveis e estofados velhos. Pneus, óleo de cozinha, papelão, plástico, vidros, metais, celulares e aparelhos eletrônicos completam a lista de material que pode ser depositado no centro de coleta.

Construído em alvenaria, o Ecoponto da Messejana conta com caçambas para coleta, além de estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento.

Sobre a bem-sucedida política de limpeza urbana, Luiz Alberto Sabóia, secretário executivo da Conservação e Serviços Públicos, destacou que o objetivo da Prefeitura é continuar ampliando o serviço. “Neste ano, teremos mais 23 Ecopontos. Só neste ano, já inauguramos dois. A meta do Prefeito é, até o fim da gestão, ter pelo menos um equipamento do tipo em cada bairro da Cidade”, declarou.

Em pouco mais de um ano, a Prefeitura de Fortaleza contabiliza mais de 4 mil toneladas de materiais recebidos nesses equipamentos. Com o estímulo da troca de lixo por desconto na conta de luz e crédito para o Bilhete Único, foi gerado benefício de R$ 151.723,81 para mais de 9.200 usuários cadastrados no Programa Recicla Fortaleza.

Francisco Hernandes, morador da proximidade do novo equipamento, compartilhou com entusiasmo os benefícios ganhos. “Antes, essa região era cheia de lixo e mato. À noite, o pessoal usava drogas. Agora, o espaço está maravilhoso. Tem o lugar para colocar o lixo, além de ter ficado mais seguro, e ainda conseguimos descontos na luz e crédito no ônibus”, disse.

Os Ecopontos funcionam de segunda aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Todos equipamentos contam com funcionário da Ecofor Ambiental, concessionária responsável pela gestão de resíduos sólidos, que transmite orientações e recebe o material, além de outro colaborador que atesta a quantidade de resíduos depositados em cada contêiner dos Ecopontos.

Política inovadora
Durante a inauguração, o prefeito Roberto Cláudio aproveitou para anunciar uma nova política de gestão de lixo para a região da Leste-Oeste, com o objetivo de reduzir a grande quantidade de lixo depositada na área. “Na Leste-Oeste, começamos uma política piloto que, até junho, será completamente implementada. Ela contará com fiscalização dirigida, ação educativa para a comunidade do entorno, redução do canteiro central para evitar que o lixo seja colocado em local inadequado, além de dez lixeiras subterrâneas para lixo seco e molhado e dois Ecopontos”, completou.

Com informação da A.I