Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, nesta segunda-feira (05/06), o 26º Ecoponto de Fortaleza. Localizado no bairro São Bento, o equipamento levará à Regional VI os benefícios provenientes do descarte adequado de resíduos sólidos, além de oferecer à população as vantagens do Programa Recicla Fortaleza, no qual a Prefeitura recebe materiais com potenciais recicláveis em troca de descontos nas contas de água e de energia elétrica, além de crédito no Bilhete Único.

Fruto da parceria entre a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor) e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o novo Ecoponto foi planejado em formato de contêiner e está equipado com caçambas destinadas à coleta, além de estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento.

“Este equipamento vai ajudar à comunidade a criar uma nova consciência em relação ao lixo e dar estímulo para a mudança de comportamento por meio do Programa Recicla Fortaleza. Mas é importante destacar que Ecoponto só funciona onde a comunidade está engajada e reconhece o valor de um equipamento como este. Até o final do mandato, teremos um Ecoponto em cada um dos 118 bairros da Capital para a gente ter uma cidade mais limpa e mais consciente em relação ao lixo”, garantiu o Prefeito.

O Ecoponto do bairro São Bento é adequado ao recebimento de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros, metais, celulares e aparelhos eletroeletrônicos.

“É um sonho antigo desta comunidade. Esta é uma das iniciativas importantes do prefeito Roberto Cláudio. A Prefeitura, até o final de julho, deverá inaugurar mais seis Ecopontos aqui na Capital. Dois aqui na Regional VI: um na Edilson Brasil Soares e outro no Dias Macêdo. Estamos fazendo dois no Conjunto Ceará, outro no Quintino Cunha e outro no Centro. Esse esforço todo é pra que a gente possa possibilitar ao cidadão o exercício da destinação adequada dos resíduos sólidos”, disse o titular da secretaria de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo.

A dona de casa Patrícia Dias compareceu à cerimônia de entrega e revelou a satisfação em ver a transformação do cenário da Regional onde sempre morou. “Ver a minha comunidade recebendo o olhar do poder público me deixa muito feliz. A partir desse Ecoponto, vários pontos de lixo vão desaparecer. Temos que engajar a comunidade. Se todo mundo colaborar, nós só temos a ganhar”, declarou.

Além desse, outros 25 Ecopontos já foram implantados e encontram-se em pleno funcionamento, distribuídos pelos bairros Barra do Ceará, Vila Velha, Carlito Pamplona, Pirambu, São João do Tauape, Varjota, Cidade 2000, Praia do Futuro, Vicente Pinzon, Jóquei Clube, Pici, Bairro de Fátima, Vila Peri, Serrinha, Conjunto Esperança, Conjunto Ceará, José Walter, Aracapé, Granja Portugal, Jardim Cearense, Edson Queiroz, Cidade dos Funcionários, Jangurussu, Parque Dois Irmãos e Messejana.

Até o fim do ano, serão entregues à população mais 21 equipamentos similares, contabilizando um total de 47 Ecopontos, estrategicamente distribuídos pelos bairros de todas as Regionais.

Com informação da A.I