Começa hoje e vai até amanhã o Seminário Prefeitos Ceará 2018, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará. Neste ano, o tema central é “Governança e transparência”. Palestras, exposição de estandes, painéis e debates integram a programação do evento, que deve reunir cerca de 500 gestores dos 184 municípios cearenses. Os promotores do evento apontam que os gestores necessitam de capacitação e de definir de forma eficiente a aplicação dos recursos, que estão cada vez mais escassos.
Os principais assuntos que norteiam o cotidiano dos municípios cearenses serão abordados: governança, perspectiva para o futuro, transparência das contas públicas, planejamento, gestão inteligente e eficiente, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), controle social e participação do cidadão.
Uma das temáticas a ser debatida na terça-feira é o “Novo Fundeb”, com palestra da consultora da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Mariza Abreu. Entre 2011 e 2018, a receita oriunda do Fundeb cresceu 41%, mas a despesa com o pagamento da folha de professores foi de 106%. Os dados foram divulgados pela Aprece.