A Secretaria de Educação de Baturité celebra os bons resultados de um projeto que começou a ser desenvolvido no ano passado, e cresce a cada semestre: a Robótica Educacional. O objetivo é despertar os alunos para o campo científico, tornando as aulas mais divertidas e atrativas.

O projeto piloto teve início em 2022 com oito escolas da rede municipal, e atualmente está presente em 17 escolas. Além disso, torno-se disciplina eletiva para alunos do Ensino Fundamental Dois e de expansão para o Fundamental Um.

LIXO ELETRÔNICO

Seguindo a proposta de alinhamento da Secretaria de Educação, os professores conscientizaram as crianças para a importância da temática ‘lixo eletrônico’. Através da atividade de caça-palavras, os alunos realizam coleta do lixo espalhado pela própria escola. Como resultado, todos se comprometem a conscientizar suas famílias para o descarte correto do material.

CAPACITAÇÃO

De acordo com o formador de Robótica Educacional, Glauber Rodrigues, todo o processo está sendo desafiador, pois os professores tiveram que passar por uma capacitação inicial, e agora já conseguem dar aula de robótica utilizando material reciclável para criar os projetos.

“A base da robótica é a mecânica, a eletrônica e a programação. E cada escola está fazendo isso muito bem à sua maneira, procurando se adaptar ao material disponível”, ressalta Glauber Rodrigues.

ESTRUTURA


Com o avanço da Robótica Educacional em Baturité, a Secretaria de Educação equipou três escolas com 40 tablets (cada), para auxiliar no estudo das crianças, que já começam a trabalhar com programação e em jogos educativos que trabalham a leitura e a escrita.

CONCURSO


A partir do próximo mês de junho a Prefeitura Municipal vai divulgar a data da realização do novo concurso para escolha da mascote da robótica. Os alunos também serão orientados sobre a participação nas olimpíadas estadual e nacional.