Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) iniciou nessa segunda-feira (01) a “Operação Carro-Pipa”. Em parceria com o Exército Brasileiro, a operação leva água potável para várias regiões atingidas pela estiagem em Caucaia. 

Ao todo são cerca de 10 mil pessoas beneficiadas, atendidas em 65 localidades e 148 pontos de distribuição, que incluem as zonas rurais da Sede, e dos distritos da Tucunduba, Bom Princípio, Sítios Novos, Guararu, Mirambé e Catuana.

“Em alguns casos esta é a única opção de acesso a água potável que estas pessoas tem”, comenta o coordenador da Defesa Civil de Caucaia, Airton Silva. Ainda Segundo o coordenador, em algumas regiões da zona rural de Caucaia a seca está acima do previsto para este período do ano. “A seca castiga e o nosso trabalho é essencial para apoiar estas pessoas”, afirma. 

A água distribuída é potável e colhida no manancial da Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará) localizada no bairro Toco, na Grande Jurema.

“A água passa por análise em laboratórios e disponível para consumo humano, como beber e cozinhar alimentos”, ressalta Airton. 

A Operação Carro-Pipa acontece pelos próximos seis meses e pode sofrer alterações caso aconteça mudanças climáticas na região. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp