O comitê Juntos Contra o Óleo, criado pela Prefeitura para mitigar os efeitos do desastre ambiental do litoral, faz monitoramento diário da orla de Caucaia. Técnicos do colegiado percorrem os 44 quilômetros de areia do município em busca de novas manchas de óleo.
Praias como Dois Coqueiros, Iparana, Pacheco, Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe são vistoriadas diariamente. “O monitoramento é diário e sem prazo para ser finalizado”, explica o coordenador-geral do Comitê, Assis Medeiros.
Também secretário municipal de Patrimônio, ele passa agora a contar com estudos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O órgão anunciou nessa terça-feira (12) o monitoramento semanal do Icaraí e do Cumbuco, com análises das condições da água e da areia para identificar a presença de hidrocarbonetos, substância que indica se ainda há resquícios do óleo.
Desde o último dia 5 de novembro, quando as primeiras manchas de petróleo cru manifestaram-se no Cumbuco, a Prefeitura deu início aos mutirões de limpeza do litoral. Estima-se que até 15 quilômetros do litoral caucaienses tenham sido afetados pelo derramamento do químico, cuja origem ainda é desconhecida – assim como os danos que pode causar ao organismo humano e à vida marinha.
Durante o monitoramento da Prefeitura, é observada a presença de novos pontos de óleos, além da identificação de algum animal morto que esteja precisando de ajuda veterinária. Três tartarugas já foram encontradas mortas nos mutirões, uma delas com manchas de petróleo.
Até o momento, 18,8 toneladas de óleo foram retiradas das praias de Caucaia. Uma média diária de 3,7 toneladas do produto nos seis dias nos quais a praia recebeu frentes de trabalho. Se considerados os resíduos, o total de material ultrapassa as 24 toneladas.
ÓLEO RETIRADO
DIA 5 DE NOVEMBRO: 5 toneladas
DIA 6 DE NOVEMBRO: 6 toneladas
DIA 7 DE NOVEMBRO: 3,5 toneladas
DIA 8 DE NOVEMBRO: 2,5 toneladas
DIA 9 DE NOVEMBRO: 1,5 tonelada
DIA 10 DE NOVEMBRO: não houve mutirão
DIA 11 DE NOVEMBRO: 300 quilos
DIA 12 DE NOVEMBRO: não houve mutirão
DIA 14 DE NOVEMBRO: não houve mutirão
TOTAL: 18,8 TONELADAS