A Secretaria de Segurança Pública municipal começou, nesta semana, o procedimento de cotação para a compra de armas não letais para a Guarda Civil Municipal (GCM). A Prefeitura de Crato espera que, até o fim de novembro, dez pistolas elétricas sejam compradas para o uso dos agentes de segurança da cidade.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Jarbas Freire, a Prefeitura aguarda a aprovação do Exército para o uso deste equipamento. Com chegada das pistolas, terão início capacitações teóricas e práticas para os guardas-civis. “Elas dão maior autonomia e condição de atuação em logradouros públicos, onde costuma ter ocorrências policiais. É um meio mais eficaz de imobilização do infrator”, esclarece.
O diretor regional do Sindicato dos Agentes de Segurança Pública do Ceará (Sindguardas-CE), Tallys Alves, comemorou a notícia, pois era uma das solicitações da categoria. “A segurança pública Municipal tem que evoluir junto com a Estadual. Hoje, as guardas-civis têm novas atribuições. Isso é uma necessidade para prestar esse serviço”, assegura o agente.
Com Informações Diário do Nordeste