A Prefeitura Municipal de Eusébio lançou uma cartilha com orientações voltadas a diminuir os efeitos dos transtornos mentais gerados na pandemia em crianças. Com o título ‘’Criança Dendicasa – Cuidando da Saúde Mental dos Pequenos, na Pandemia e Pós Pandemia”, a cartilha é uma publicação da Secretaria de Saúde do Município em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
O prefeito Acilon Gonçalves disse que, com essa iniciativa, a Prefeitura busca ferramentas para minimizar os graves efeitos da crise sanitária na vida da população, especialmente, de crianças e adolescentes. “Criança Dendicasa é importante e é importante transmitir essa ideia para todos que trabalham diretamente com esse público,” observou Acilon.
As autoras da cartilha, a terapeuta ocupacional Luzziane Feijó e a psicóloga Kaliny Oliveira destacam que a ideia surgiu a partir da observação delas quanto ao aumento dos agravos na saúde mental das crianças devido à pandemia, ao isolamento social que causou a ausência da escola e dos círculos de amizade, entre outros.
“Daí pensamos como auxiliar essas crianças e pais a cuidarem dessas crianças em casa, então, sentamos e fomos criando e saiu essa ferramenta de educação em saúde, que orienta pais e familiares a cuidarem das crianças dentro de casa’’, resume Luzziane Feijó, ao dizer que as orientações passam pelo fortalecimento dos vínculos familiares, diminuindo essa distância do que é ser adulto, do que é ser criança, para que os pais entendam a linguagem das crianças.
Na visão de psicóloga Kaliny Oliveira, as crianças com a pandemia apresentaram algumas alterações que prejudicaram a rotina e, por isso, essa cartilha foi criada para ajudar os pais e as crianças se organizarem ao novo normal e à ordem social.
A coordenadora do CAPS Geral do Eusébio, Imaculada Mendonça, ressaltou que o lançamento da cartilha marca o início das atividades do CAPS mais voltadas para a comunidade. Ela destacou a importância da cartilha e observou que de 2020 a este ano houve um grande aumento naquele equipamento do numero de crianças com transtornos ocasionados pela pandemia.
O prefeito Acilon Gonçalves reforçou a importância das parcerias entre os órgãos municipais com o CAPS e citou o exemplo do Centro de Reabilitação e o futuro Centro Social da Primeira Infância, que será o primeiro do Nordeste e que segundo ele, será inaugurado no dia 23 de junho deste ano. “Queremos o CAPS lá também pois queremos fazer lá um Centro de Referência do tratamento da família”, detalhou. Falou ainda o secretário de Cultura, Tarcísio da Cultura, que citou a parceria que existe entre as secretárias, fruto da política implantada pelo prefeito Acilon Gonçalves.
Em seguida as autoras da cartilha fizeram a apresentação sobre a criação da mesma e destacaram que após o lançamento será iniciado um ciclo de oficinas de capacitação com profissionais que atuam diretamente com o público infantil para que compreendam como trabalhar essa ferramenta com o público infantil.
“O projeto piloto será com os profissionais do CAPS do Eusébio para criamos agentes multiplicadores dessa ideia. Essa cartilha faz parte hoje da Agenda do Selo Unicef”, concluiu.
(*) Com informações da PME