A Prefeitura de Fortaleza abre inscrições do simulado para estudantes cadastrados no Academia Enem 2023, por meio da Secretaria Municipal da Juventude. Serão 3 mil vagas disponíveis por ordem de inscrição no Portal da Juventude até 18 de setembro.
O objetivo da ação é possibilitar aos participantes uma oportunidade de testarem os conhecimentos e se prepararem, ainda mais, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de um acompanhamento da equipe do programa sobre o desempenho dos jovens.
O simulado vai ocorrer em dois dias (1º e 15 de outubro), na Universidade de Fortaleza (Unifor), a partir das 13h. Os horários de abertura dos portões e aplicação das provas, assim como a ordem das áreas de conhecimento, seguem rigorosamente o padrão estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituto responsável pela aplicação do Enem.
O primeiro dia de simulado terá questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, os candidatos responderão a questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Para participar do simulado presencial, os interessados devem ter cadastro ativo no Portal da Juventude e apresentar o seu número JUV no momento da inscrição.
Simulado on-line
Além do teste presencial, será disponibilizado, neste mês de setembro, um simulado virtual na FB Online, plataforma oficial do Academia Enem 2023.
O simulado será realizado em dois fins de semana. O primeiro ocorre de 15 a 17 de setembro, com as provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Já o segundo, de 22 a 24 de setembro, com provas de Matemática e Ciências da Natureza.
A prova on-line será corrigida com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo método utilizado na correção das provas do Enem. Os interessados em participar devem estar inscritos no Academia Enem e na plataforma do FB Online.
Sobre o Academia Enem
Em sua 11ª edição, o Academia Enem é um programa gratuito, voltado para orientar e preparar os jovens estudantes, em especial os da rede pública de ensino, para ingressarem na educação superior através do Enem, do Programa Universidade para Todos (ProUni) e vestibulares em geral. O programa tem por objetivo tornar menos desiguais as oportunidades de ingresso no ensino superior, tendo como princípio norteador a democratização da educação como agente de mudança.