O prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou a autorização de estudo de impacto financeiro para a realização de concurso públicos para até 1.000 guardas municipais. O anúncio foi feito durante a solenidade que oficializou a promoção de 235 profissionais da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), nesta sexta-feira (15), no Ginásio Paulo Sarasate. O evento cumpriu todas as medidas sanitárias preventivas contra a propagação do novo coronavírus.

Sarto ainda garantiu a implantação da nova sede da Guarda Municipal, um marco nos 62 anos de história da instituição. A instalação ficará no bairro Parquelândia.

“Essa promoção é muito merecida para a categoria e é uma maneira de traduzir a nossa gratidão. Hoje, temos o efetivo de 2.226 guardas, homens e mulheres, que emprestam seu trabalho para Fortaleza. Já autorizamos a prospecção da realização de um concurso público para mil vagas na Capital, e também anunciei a consolidação da entrega da nova sede, que ficará na antiga Regional 3”, declarou o prefeito.

Dos 235 agentes promovidos nesta sexta-feira, 205 foram alçados ao cargo de subinspetor e 30 ao cargo de inspetor. A promoção da Guarda Municipal era uma das prioridades da gestão, atravancada pelas dificuldades enfrentadas com a pandemia.

“A ascensão profissional é uma forma de reconhecer o trabalho e a dedicação do guarda. A Guarda Municipal vem passando sempre por novos cursos, se especializando para atender a população. E o prefeito José Sarto teve essa sensibilidade, pedindo, já nos primeiros dias do seu governo, que nós resolvêssemos as questões jurídicas e técnicas para realizar essa promoção”, disse o secretário municipal da Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda.

O termo de promoção foi assinado pelo prefeito Sarto no dia 30 de setembro. Os contemplados foram aprovados na última promoção por capacitação do Curso de Formação Profissional em novembro de 2020. Além disso, a promoção só foi possível com a aprovação do Projeto de Lei Complementar Nº 043/21, de autoria da Prefeitura de Fortaleza, que garantiu a segurança jurídica para a promoção de servidores da GMF, em agosto deste ano, pela Câmara Municipal.

Com a aprovação, foram regulamentados os critérios de antiguidade para as promoções para os cargos de subinspetor e inspetor, dando prioridade, respectivamente, aos servidores que possuem mais tempo no cargo, mais tempo de serviço prestado à GMF e precedência na escala de números funcionais da instituição.

Eugênia Neri ingressou na GMF em 1988, compondo a primeira turma de mulheres. Com mais de 30 anos de serviço, ascendeu ao cargo de inspetora, após um período de afastamento para se dedicar à formação acadêmica em Direito.

“Lembro que no concurso de 1988 a que me submeti éramos poucas mulheres. Mas, hoje, muitas mulheres já estão compondo a Guarda Municipal e fico muito feliz com isso. É uma luta nossa. E é com muita alegria que faço parte dessa instituição, a gente quer servir ao povo de Fortaleza e fazer isso com muita responsabilidade”, declarou a servidora.

Investimentos

A Prefeitura tem realizado diversos investimentos para fortalecer a atuação da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), como a criação de novas Células de Proteção Comunitárias do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU). Neste ano, já foram entregues cinco equipamentos, localizados no Vicente Pinzón, Praia de Iracema, avenida Beira-Mar, Centro e José Walter. A previsão é de que até o próximo ano sejam entregues mais três células, nos bairros Jacarecanga, Varjota e Serviluz.

Neste ano, também houve a aquisição e entrega de novos fardamentos, coletes balísticos e equipamentos de Controle de Distúrbios Civis GMF, além da capacitação de cerca de 800 servidores, por meio da Academia da Segurança Cidadã da Secretária Municipal da Segurança Cidadã (Sesec).

Estiveram presentes na solenidade o diretor da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), inspetor Marcilio Távora; o diretor-adjunto da GMF, inspetor Fabio Aquino; representando o secretário da Segurança Pública do Ceará, coronel Aristóteles; o coordenador especial de Articulação Política, Elpídio Moreira; o titular da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Secel), Ozires Pontes; a presidente do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), Débora Marques, além de vereadores e outras autoridades.