Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, disponibiliza, todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 18h, na Diretoria de Promoção de Direitos Humanos (DPDH) da Rede Cuca Mondubim, ações referentes ao programa Economia Criativa, nas quais a comunidade é orientada na elaboração de currículo e projetos.

Às terças-feiras, os jovens são auxiliados na elaboração do currículo e acompanhados no momento da inscrição no Sistema Nacional de Empregos (Sine) online, no Centro de Integração Empresa Escola(CIEE), ou em alguma outra entidade, como no caso do projeto Jovem Aprendiz, do Governo do Estado. Já nas quintas-feiras é realizada assessoria para aqueles que tenham interesse em elaborar projetos culturais.

Para o secretário de Juventude, Julio Brizzi, essa é uma iniciativa importante, pois o maior índice de desemprego acontece entre pessoas com até 35 anos. “Essa dificuldade na busca do primeiro emprego acontece porque o jovem não tem experiência ou por não possuir a qualificação necessária que é exigida pelo mercado de trabalho. Na Rede Cuca, esse jovem sempre tem uma equipe permanente, do programa Economia Criativa, à disposição, para recebê-lo, dialogar, e assim orientá-lo para que ele possa elaborar seu currículo ou montar seu projeto”, enfatiza.

O secretário também ressalta que os jovens recebem orientações a respeito de toda a formalização para montar o seu próprio negócio. “Na Rede Cuca, o jovem empreendedor tem todo o apoio e estrutura para montar o seu negócio, desenvolver sua ideia e assim movimentar a economia da cidade”, destaca.

“Elaboramos o currículo junto com o jovem onde é um momento de acolhida e de escuta, nesse momento além de ajudá-lo na construção de um currículo profissional, ou até mesmo um currículo artístico, e encaminhamos para outros serviços. No final, pergunto se quer cadastrar seu currículo atualizado no Sine online, pois muitas vezes, por questões financeiras ou territoriais, o jovem não pode ir ao prédio do Sine, e essa plataforma ajuda o jovem a ficar atento as oportunidades online”, explica Tina Paulo, Supervisora do Programa Economia Criativa e Oportunidades da Rede Cuca Mondubim.

O serviço, oferecido para toda a comunidade, é muito procurado por jovens em busca do seu primeiro emprego.

Serviço:
Elaboração de Currículo
Local:
DPDH da Rede Cuca Mondubim (Rua Santa Marlúcia, s/n – Mondubim)
Datas:
terças e quintas-feiras
Horário:
8h às 18h

Com informação da A.I