Neste sábado e domingo (14 e 15/01), Fortaleza recebe mais uma edição do festival Férias na PI. O evento, que reunirá fortalezenses e turistas para curtirem grandes nomes da música local e nacional no Aterrinho da Praia de Iracema, contará com um esquema operacional para as áreas de trânsito, transporte coletivo, ordenamento, segurança, fiscalização, limpeza e outros serviços públicos.
O Férias na PI é uma realização do Instituto Iracema e da Prefeitura de Fortaleza, e faz parte do plano de ocupação e requalificação do bairro. Confira mais detalhes sobre os trabalhos.
Bloqueios no trânsito
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) promoverá o controle de tráfego para facilitar o ir e vir do público durante o Férias na PI. Ao todo, 24 agentes e orientadores do órgão irão auxiliar o acesso do público ao Aterrinho da Praia de Iracema neste sábado e domingo.
Em ambos os dias, os bloqueios serão implementados entre 14h e 23h. Dentre as principais medidas, está previsto o bloqueio da Av. Beira-Mar, entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús. Ainda como parte do esquema operacional, haverá pontos de bloqueio na Av. Historiador Raimundo Girão com a Rua Ildefonso Albano e na Av. Historiador Raimundo Girão com a Rua João Cordeiro.
O acesso local de moradores estará garantido mediante comprovante de endereço. Em caso de ocorrências de irregularidades ou sinistros de trânsito, a população pode solicitar atendimento do órgão pelo número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).
Transporte coletivo
A partir das 21h dos dois dias, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçará, com cinco veículos extras, todas as linhas que trafegam no entorno da Praia de Iracema. A região é contemplada com 17 linhas que serão reforçadas para facilitar o retorno dos passageiros. Para garantir à população de Fortaleza transporte público coletivo adequado, seguro e compatível com a demanda estimada ao Férias na PI, será disponibilizada frota regular no sábado de 1.027 veículos e 507 veículos no domingo, operantes em toda a cidade.
Outra opção é utilizar o Top Bus Mais, aplicativo de transporte coletivo que atende sob demanda em vários bairros de Fortaleza. O serviço funciona aos sábados, de 5h30 às 23h, e aos domingos, de 7h às 22h. O preço da viagem é de acordo com o percurso percorrido e o pagamento é realizado com cartão de crédito pelo próprio aplicativo, ou com cartão transporte ou PIX.
Linhas que passam no entorno da Praia de Iracema:
011 – Circular 1/Centro
012 – Circular 2/Centro
051 – Grande Circular I
052 – Grande Circular II
055 – Corujão/Grande Circular I
056 – Corujão/Grande Circular II
071 – Antônio Bezerra/Mucuripe
073 – Siqueira/Praia de Iracema
077 – Parangaba/Mucuripe
078 – Siqueira/Mucuripe/ED
092 – Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema
099 – Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart
120 – Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra I
130 – Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra II/SFS
711 – Barra do Ceará/Cais do Porto
752 – Caça e Pesca/Centro
901 – Dom Luís/Papicu/Centro
905 – Meireles/Centro
906 – Caça e Pesca/Serviluz/Centro
907 – Castelo Encantado/Centro
Fiscalização e segurança
A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará presente no local para a organização e o controle urbano do Festival. Cerca de 60 agentes, entre coordenadores, fiscais e auxiliares, atuarão na coibição do comércio ambulante não autorizado, nas obstruções irregulares em logradouros e verificarão o cumprimento das condicionantes das autorizações emitidas para os permissionários.
Além disso, os agentes também estarão prontos para realizar apreensões de estruturas irregulares e garrafas de vidro, material perfurocortante proibido em eventos de massa.
A Agefis contará com o apoio de equipes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), para garantir a segurança e integridade dos agentes envolvidos na operação.
Proteção infantil
Dez educadores sociais e dois técnicos da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) realizarão abordagem a crianças e adolescentes em situação de rua, trabalho infantil e exploração sexual, no sábado e domingo, das 16h30 às 22h30. Ao Plantão do Conselho Tutelar serão encaminhados os casos em que forem identificadas falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável, visando a imediata intervenção do órgão para a aplicação de medidas protetivas pertinentes.