Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O prefeito Roberto Cláudio inaugura, nesta quarta-feira (08/02), às 9h, o Ecoponto no Bairro Messejana (Regional VI), que fica localizado na rua Nicolau Coelho, esquina com a rua 24 de Novembro, bem próximo à Areninha, inaugurada há poucos dias. O objetivo é proporcionar um comportamento sustentável na cidade, ampliando as condições de coleta seletiva de resíduos sólidos.

Com a iniciativa, Fortaleza agora conta com 24 Ecopontos implantados em pouco mais de um ano e a Prefeitura contabiliza um total de mais de 4.000 toneladas de materiais recebidos nestes equipamentos. Além disso, em pouco mais de nove meses, foi gerado um benefício total de R$ 151.723,81 em desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único para mais de 9.200 usurários cadastrados no Programa Recicla Fortaleza.

Os Ecopontos são locais adequados para a população fazer o descarte gratuito de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros, metais, celulares e aparelhos eletroeletrônicos. A população pode ter acesso ao benefício do Programa Recicla Fortaleza, que gera desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis. Com o ineditismo dos Ecopontos, a Prefeitura de Fortaleza vem incentivando cada vez mais o descarte seletivo de resíduos sólidos e proporcionando um comportamento cada vez mais sustentável.

O novo Ecoponto é resultado de uma parceria entre a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor), a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), tendo sido construído em formato de alvenaria, com projeto executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). Dessa forma, os Ecopontos contam com caçambas para coleta e estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento.

Todos os Ecopontos funcionam de segunda-feira a sábado, sempre de 8h às 12h e de 14h às 17h. Para atender à população, há em todos os Ecopontos um funcionário da Ecofor Ambiental, concessionária da Prefeitura de Fortaleza, responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos, transmitindo orientações e recebendo o material. Um outro funcionário atesta a quantidade de resíduos depositados em cada contêiner dos Ecopontos.

Com a entrega dos novos equipamentos, Fortaleza conta hoje com 24 Ecopontos, distribuídos nos bairros Barra do Ceará, Vila Velha, Carlito Pamplona, São João do Tauape, Varjota, Cidade 2000, Praia do Futuro, Vicente Pinzon, Jóquei Clube, Pici, Bairro de Fátima, Vila Peri, Serrinha, Conjunto Esperança, Conjunto Ceará, José Walter, Aracapé, Granja Portugal, Jardim Cearense, Edson Queiroz, Cidade dos Funcionários, Jangurussu, Parque Dois Irmãos e Messejana. Além disso, a população tem mais outra opção para realizar o descarte correto de recicláveis, por meio da primeira franquia social do sistema, localizada na Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp).

Recicla Fortaleza gera créditos
É nos Ecopontos onde a população pode ter acesso ao benefício do programa Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis, resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, a Enel Distribuição Ceará (Enel) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Numa etapa posterior, os créditos também poderão ser utilizados na conta de água.

Para ter acesso aos benefícios, é simples. Basta que o fortalezense procure um dos Ecopontos mais próximos, levando a conta da Enel ou o Bilhete Único, para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, é separar os resíduos recicláveis e levá-los até o Ecoponto para pesagem, lembrando de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro. No Ecoponto, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.

Indicadores
De 28 de novembro de 2015, quando foi entregue o primeiro Ecoponto no Bairro de Fátima (Regional IV), até 31 de janeiro de 2017, foram recebidas mais de 4.000 toneladas de materiais. Nessa conta, as pequenas proporções de entulho de obras domiciliares somaram mais de 3.200 toneladas, enquanto que os materiais recicláveis, ou seja, plástico, vidro, metal, papel e papelão foram responsáveis por mais de 825 toneladas.

Já o Programa Recicla Fortaleza, lançado em 30 de abril de 2016, também apresenta números bastante significativos, pois, em pouco mais de nove meses de funcionamento, já gerou um benefício total de R$ 151.723,81 na conta de energia e no Bilhete Único pela troca de recicláveis para mais de 9.200 usurários cadastrados no sistema.

Materiais que geram crédito no Recicla Fortaleza
Os materiais que vão gerar crédito na conta de energia são vidro, metal, papel, plástico e outros, como na divisão abaixo:

Vidro
– Embalagens de vidro, café solúvel e maionese, e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.

Metal (Exceto Cobre)
– Ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.

Papel
– Papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.

Plástico
– Garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.

Outros
– Óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).

Serviço
Inauguração do Ecoponto Messejana
Data: 08 de fevereiro  (quarta-feira)
Local: Rua Nicolau Coelho, esquina com a Rua 24 de Novembro (próximo à Areninha)
Horário: Às 9h

Com informação da A.I