A Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta terça-feira (20/06), a Operação Férias sem Arboviroses, que visa combater, em pontos turísticos das Regionais II e Centro, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus e os roedores que contaminam alimentos e podem causar gastroenterites, além de transmitir a leptospirose.

Aproximadamente, 90 agentes municipais estarão mobilizados com o intuito de diminuir os índices de infestação dessas doenças, nos locais mais frequentados da cidade, durante o período de alta estação, como a orla da Praia de Iracema, Meireles e Praia do Futuro, onde também se concentra a rede hoteleira, e no bairro Centro, onde existe grande movimentação devido à rede de comércio varejista.

Ação educativa, inspeção vetorial, pulverização de inseticida na via aérea e desratização fazem parte das ações de combate a estas endemias. Além disso, será realizada a “Operação Quintal Limpo” que visa evitar o acúmulo e descarte incorreto de lixo em vias públicas.

De acordo com Ferruccio Feitosa, titular da Secretaria Regional II, a luta contra as arboviroses é de todos e deve ser algo constante. “Este ano, somente na Regional II de Fortaleza, já vistoriamos aproximadamente 77 mil imóveis, em busca de focos do Aedes aegypti e recolhemos 270 toneladas de resíduos sólidos durante a Operação Quintal Limpo. Estas são algumas das ações que desenvolvemos no combate as arboviroses. Esta luta é de todos, deve ser algo constante. A população também deve fazer a sua parte”, finaliza o secretário.

Serviço:
Lançamento da Operação Férias sem Arboviroses
Data: 20.06.17
Horário: 08h
Local: Cruzamento das avenidas Beira-Mar e Desembargador Moreira, Meireles.

Com informação da A.I