A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), promove a Semana do Meio Ambiente 2017, entre os dias 04 a 11 de junho, com o tema “No lugar de lixo, árvores e flores”.
A programação reúne diversas atividades como educação ambiental, plantios, limpezas, passeio ciclístico e conta com a colaboração de órgãos governamentais, não-governamentais, representantes da iniciativa privada e sociedade civil organizada, numa mobilização popular de conscientização em prol do meio ambiente.
No domingo, (04/06), durante a solenidade da assinatura do Decreto de Regulamentação do Parque do Cocó, Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza vão firmar protocolo de intenções, que objetiva viabilizar a sessão do Parque Linear Adahil Barreto para compor a unidade de proteção integral a ser estabelecida pelo Decreto. O Município tem participado ativamente do processo de discussão para criação do Parque do Cocó, por meio do fornecimento de informações georreferenciadas relacionadas a cadastros de loteamentos, de propriedades, diretrizes viárias previstas em Lei e do zoneamento de uso e ocupação do solo constantes do Plano Diretor da Cidade. Tudo isso com a cooperação e participação dos técnicos da Seuma e Secretaria da Infraestrutura (Seinf).
Na segunda-feira, dia 05 de junho, data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, será realizado o Seminário “Práticas Transformadoras”, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Na ocasião, serão apresentados o Fator Verde de Atividades Sustentáveis, o Plano de Metas de Carbono e a minuta do Projeto de Lei da Zona de Recuperação Ambiental (ZRA) do Jangurussu.
Entre os dias 05 e 09 de junho, ocorre o Fórum Fortaleza Sustentável, com a doação de mudas e sacolas de lixo para carro, no Shopping Parangaba. Também como parte da programação do Fórum, na segunda-feira (05/06), está prevista uma palestra sobre sensibilização e educação ambiental, ministrada pela coordenadora de Políticas Ambientais da Seuma, Edilene Oliveira.
Na terça-feira (06/06), acontece uma ação de educação ambiental e requalificação de ponto de lixo pelo Programa Reciclando Atitudes no entorno do Açude Jangurussu, em parceria com voluntários, Ecofor Ambiental, Regional VI, Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor) e Projeto Pé de Sombra.
Na quarta-feira (07/06), está prevista outra ação do Programa Reciclando Atitudes no entorno do Riacho Maceió, na região do Grande Mucuripe, com uma blitz de educação ambiental e requalificação de ponto de lixo, seguida de caminhada ecológica, em parceria com populares, Regional II e Acfor.
Na quinta-feira (08/06), será comemorada a I Semana do Mar – SEMAR, no Iate Clube, com palestras, oficinas de mergulho, rodas de conversa, atividades educativas, doação de mudas e exposições diversas. A primeira Semana do Mar conta com a parceria do Labomar/UFC, Marinha do Brasil, Seuma, Sema, Semace, Capitania dos Portos, Sociedade Amigos da Marinha (Soamar,) Associação de Stand Up Paddle Cearense, Ruver Bandeira, Escola e Operadora de Mergulho – Mar do Ceará, Projeto Limpando o Mundo, Instituto Povo do Mar (Ipom) e Associação Cearense de WindSurf (ACW) e Imua – Escola de Canoagem.
No dia 09 de junho (sexta-feira), ocorre ação de Educação Ambiental com as crianças da comunidade do Tancredo Neves no Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS). A programação contará com a requalificação de ponto de lixo e apresentação da orquestra local. Esta iniciativa é uma parceria da Seuma com a Hyundai, Enel e Remes.
Já no domingo (11/06), será realizado um Passeio Ciclísticodo pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), em parceria com a Seuma e a Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace). O percurso estimado é de 40 km, com concentração no Parque do Cocó e com destino ao Parque Botânico.
A Semana do Meio Ambiente é organizada em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a sociedade para o tema. Este ano, a população é convocada a refletir sobre práticas transformadoras que impactam numa cidade compartilhada e mais gentil. Desenvolver o sentimento de pertença com responsabilidades compartilhadas que garantem o envolvimento do cidadão e colocar em prática o conceito de casa cidade.
A Semana do Meio Ambiente conta com apoio da Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável (Remes), Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS), Ecomuseu do Mangue, Grupo Voluntários do Jangurussu, Comunidade do Riacho Maceió, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Shopping Parangaba, Projeto Limpando o Mundo, Labomar/UFC, Capitania dos Portos, Instituto Povo do Mar (Ipom), Marinha do Brasil, Iate Clube, entre outros.
Com informação da A.I