Diante da situação de emergência de saúde que alcançou uma escala mundial devido a pandemia do novo coronavírus, esforços para minimizar as consequências causadas pelas medidas de combate ao vírus vem sendo tomadas por lideranças locais. No município de Granja, no Ceará, a prefeitura adquiriu 4.000 mil cestas básicas que serão destinadas às famílias em situação de insegurança alimentar ligada a vulnerabilidades sociais.
Segundo a prefeitura de Granja, as cestas foram montadas com recursos próprios provenientes das reservas de contingência do município, tento em vista que até o momento não recebeu nenhuma verba do Governo Federal. As famílias em vulnerabilidade beneficiadas são aquelas que estão identificadas e cadastradas no banco de dados da Vigilância Socioassistencial, considerando os critérios que contemplam a Lei Federal nº 8.742/1993.
Além disso, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social está adotando outras medidas de atuação preservando as prerrogativas da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) a saber:
➡ Funcionamento dos equipamentos da Assistência Social de 8h às 14h, de segunda à sexta, onde o atendimento será preferencialmente remoto, ficando o presencial para situações excepcionais, que devem considerar os cuidados apontados pelos órgãos de saúde para reduzir a circulação de pessoas e evitar aglomeração nos equipamentos:
🏠 CRAS – José Garcez Rocha – Rua Carlos Dias, nº 47 – Bairro de Fátima – (88) 3624-0352.
🏠 CRAS -José Frota Viana – Rua Boca do Acre, s/n – Bairro São Pedro – (88) 3624-0334.
🏠 CREAS – Rua Dr. João Pessoa, s/n – Centro – (88) 3624-1372.
🏠 CADASTRO ÚNICO – Rua Clóves Dias, 75 – Bairro Prado – (88) 3624-1156.
🏠 CONSELHO TUTELAR – Rua Dr. João Pessoa – Centro – (88) 3624-1332 – 99716-8623.
🏠 SMTAS – Rua Tiago Ribas, s/n, Centro – (88) 3624-1157.
*O Conselho Tutelar atuará no regime de sobreaviso após o horário de 8h às 14h, no contato (88) 99716-8623.
➡ Agendamento por telefone de atendimento no domicílio, levando em conta a excepcionalidade do atendimento presencial;
➡ Suspensão de atividades coletivas (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Grupos de PAIF e PAEFI) no município;
➡ Concessão de benefícios eventuais, priorizando pessoas idosas, famílias incluídas no Cartão Mais Infância, Programa Bolsa Família e no acompanhamento familiar do CRAS e CREAS;
➡ Atendimento e acompanhamento remoto dos usuários por meio de telefone e/ou aplicativos de mensagens;
➡ Organizar cronograma de trabalho com revezamento dos profissionais e flexibilização dos horários;
➡ Divulgação e informação em rádio e mídias sociais sobre a prestação dos serviços socioassistenciais, bem como, a disseminação de informações aos usuários sobre o cuidado e prevenção da transmissão conforme orientações do Ministério da Saúde;
➡ Articulação com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), para acompanhar e participar das decisões e medidas em âmbito local no que diz respeito a Assistência Social; e
➡ Criação de canal com colaboradores e inciativas de solidariedade da sociedade civil.
Destaca-se que todas as atividades tem como finalidade garantir o atendimento integral às famílias que mais necessitam.
Portanto, a administração está atenta as variadas demandas da população que sofre os efeitos da Pandemia do Covid-19, reafirmado o compromisso em cuidar do maior bem da cidade, sua gente.