Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), está desenvolvendo ações no fortalecimento do produtor rural de base familiar, oportunizando uma melhor convivência com o semiárido no plantio da palma forrageira e, ao mesmo tempo, criando condições de sustentabilidade do homem no campo.

As ações são uma iniciativa da STDE, por meio da Coordenadoria da Agricultura e Pecuária, em parceria com outras instituições que atuam no campo. Uma delas é a Ematerce, que disponibiliza o material vegetal dentro do programa Hora de Plantar. Além da palma forrageira, são oferecidas sementes de sorgo forrageiro, milho e feijão. 

A palma se destaca como alternativa de sustentabilidade dos rebanhos no sertão, quando o inverno irregular oferece poucas condições de alimento. Se bem manejada, a palma é capaz de atingir alta produtividade, garantindo a suplementação dos animais, compondo o balanço nutricional da dieta e ofertando água aos animais. 

O incentivo ao plantio da palma é voltado aos produtores inseridos no Programa de Desenvolvimento Territorial da Bovinocultura de Leite e da Ovinocaprinocultura, que tem o Banco do Nordeste, a Ematerce, o Sebrae, o IFCE campus Sobral, a Embrapa Caprinos e Ovinos e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sobral como parceiros dentro da atividade.

(*)com informação da Prefeitura de Sobral

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp