Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome (SDS) e da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e da Faculdade Apoena, entrega, nesta terça-feira (18/04), os certificados de conclusão de curso da primeira turma do Projetos Novos Caminhos, lançado no dia 14 de março pelo prefeito Roberto Cláudio. A solenidade acontecerá às 14h, na sede da Apoena.

O Projeto Novos Caminhos tem como objetivo promover o resgate da cidadania e autoestima de indivíduos adultos que fazem uso de álcool, crack e outras drogas que se encontram em situação de rua. São promovidas ações de capacitação que visam a qualificação e requalificação profissional com perspectiva na inclusão produtiva como forma de aumentar as condições de inserção social. As atividades do projeto estão organizadas em quatro eixos: convívio social, qualificação profissional, inclusão produtiva e provisão de auxílio moradia.

Nesta etapa da qualificação profissional, foram ofertados cursos nas áreas de serviços gerais, manutenção de praças e prédios públicos, portaria, pintura e servente de pedreiro com carga horária de 60h/aulas, sendo 40h/aulas teóricas e 20h/aulas de atividades práticas. No total, 86 usuários receberão o certificado de conclusão de curso.

Após a entrega dos certificados, será realizada a abertura da segunda turma dos cursos, distribuídos em Arcos Ocupacionais que complementaram os cursos realizados na primeira turma. Os cursos serão de jardinagem, auxiliar de serviços gerais, servente de pedreiro, portaria, cabeleireiro e pintor de parede, realizados de terça a quinta-feira, de 13h às 17h, na Faculdade Apoena. No fim dessa etapa, aqueles que se destacarem serão selecionados para iniciar uma nova etapa, que trata-se do auxílio bolsa estágio. Os usuários atuarão dentro dos equipamentos municipais.

De acordo com a coordenadora Especial de Políticas sobre Drogas, Marta Gonçalves, os cursos estão possibilitando o resgate da cidadania e autoestima desses indivíduos. “Estamos muito felizes com o número de usuários que chegaram até o fim dos cursos. Nossa perspectiva, agora, é capacitá-los mais para, então, incluí-los no mercado de trabalho”, ressalta.  “A adesão está sendo muito produtiva, e vamos continuar ofertando cursos que atendam às necessidades deles”, complementa a coordenadora adjunta da CPDrogas, Patricia Studart.

Os alunos beneficiados do Projeto são usuários que utilizam os serviços municipais: Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Unidade de Acolhimento, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e Centro de Convivência. A meta é contemplar 200 pessoas com o projeto.

Serviço
Entrega de certificados da primeira turma do Projetos Novos Caminhos
Data: Terça-feira (18/04)
Horário: 14h
Local:Faculdade Apoena (Rua Princesa Isabel, 1533 – Farias Brito)

Com informação da A.I