A Lagoa da Messejana, que é a segunda maior de Fortaleza, foi entregue pelo prefeito José Sarto, nesta sexta-feira (12), totalmente requalificada. O espaço recebeu melhorias em todo o seu entorno, incluindo a estátua “Banho de Iracema”, que volta a ser atração para os que frequentam o local. A entrega faz parte da programação alusiva ao aniversário de 298 anos da capital.
“A Messejana é icônica e a Iracema é um símbolo para o estado do Ceará, eternizada no romance do escritor José de Alencar. Requalificar esse espaço com um píer, areninha, parque e o entorno intertravado acompanhando toda a Lagoa, além de proporcionar a oportunidade de ocupar o espaço com a família, é sensacional. E o grande investimento de R$ 11,4 milhões reafirma esse local como grande ponto turístico. Agora, a Grande Messejana e parte da região metropolitana podem usufruir de uma área totalmente requalificada, ter um ponto de encontro e apreciar o pôr do sol. Hoje, faltando um dia para o aniversário de 298 anos da cidade de Fortaleza, entregamos esse presente para Messejana e para a capital”, afirmou Sarto.
Sarto ainda destacou que o entorno terá espaço para os microempreendedores da região e lembrou da requalificação da famosa feira da Messejana. “Eu já me reuni com alguns secretários para podermos aproveitar o máximo que puder, e com ordenamento, estabelecer espaços para que os microempreendedores possam empreender. É importante lembrar também da reforma da Feirinha de Messejana, que já entregamos toda requalificada e conta com 280 quiosques. Antes, as pessoas alugavam barraquinhas de plástico e hoje damos dignidade para esses empreendedores para que possam armazenar sua mercadoria com segurança”, acrescentou.
A Prefeitura realizou as obras de urbanização em toda a região da lagoa, resgatando o equipamento e devolvendo aos moradores um espaço requalificado e mais arborizado. As intervenções, que aconteceram no trecho entre a avenida Frei Cirilo e a rua Granja Castelo, foram responsáveis pela reforma nos passeios, nos equipamentos esportivos e áreas de lazer. Também foi realizado o plantio de 65 árvores, além da recuperação do antigo píer em madeira que foi reinstalado na lagoa, sendo totalmente reformado.
De acordo com Juliana Brauner, secretária executiva do Urbanismo e Meio Ambiente, a reforma respeitou a arquitetura local e aprimorou a área verde. “Aqui foram plantadas de forma compensatória ambiental 500 mudas de árvores novas, a empresa que executou a obra também plantou 86 mudas, além de todo um paisagismo novo favorecendo o local”, contou.
O projeto contemplou, ainda, a reforma dos quiosques existentes no calçadão, a instalação de playgrounds, academias ao ar livre, anfiteatro, Areninha com arquibancadas, pista de skate, reforma da quadra poliesportiva, além de nova iluminação e substituição de todo o piso que circula a lagoa.
Moradores do bairro há três anos, Dinho Araújo e Aélia Martins puderam acompanhar de perto a revitalização do entorno da lagoa. Agora, com espaço propício para levar os filhos para passear, a sensação é de gratidão. “Depois da revitalização, está muito melhor porque era muito estranho passar por aqui, muito mato e pouca iluminação. Agora, a gente se sente mais seguro e eu, como pai, me preocupo com isso”, disse Dinho. “O que eu mais gostei nessa reforma foram a areninha e o parque por causa dos meus filhos”, completou.
A famosa estátua de Iracema também passou por restauro, sendo realizado por empresa especializada, cujos serviços preservaram as características originais do equipamento. O monumento ganhou projeto luminotécnico, recebeu serviços de limpeza interna e externa, com a remoção da antiga tinta e nova pintura artística na cor bronze envelhecido e aplicação de verniz anti-pichação para evitar atos de vandalismo. Foram feitos também reparos nas fibras de vidro e novas instalações hidráulicas, que permitiram o funcionamento da bomba que jorra água sobre a estátua, que é conhecida como “Banho de Iracema”, fazendo com que a personagem do escritor José de Alencar pudesse ser vista em funcionamento novamente por seus visitantes.
As intervenções foram executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e contaram com investimento de R$ 11,4 milhões, recurso proveniente do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS).
Estátua de Iracema
A escultura “Banho de Iracema”, instalada em 2004 na Lagoa de Messejana, possui 12 metros de altura, o equivalente a um prédio de quatro andares e pesa 16 toneladas. A estátua, idealizada pelo artista plástico Alexandre Rodrigues, tem a modelagem do rosto da jornalista cearense Natália Nara, que venceu o concurso “Iracema, a Musa do Ceará”.
Sobre a Lagoa
Com 388 mil metros quadrados, a Lagoa da Messejana faz parte da bacia do Rio Cocó, sendo a segunda maior de Fortaleza, ficando atrás apenas da Lagoa da Parangaba. Abriga a estátua da índia Iracema, ícone cultural e turístico da cidade, construída em alusão ao clássico da literatura brasileira “Iracema”, do escritor José de Alencar.
Estiveram presentes na entrega o vice-prefeito Élcio Batista e secretários Renan Colares, Ticiana Pinheiro, Beto Almeida, Roberto Resende, Raimundo Matos, Ubiratan Teixeira, Elpidio Moreira, Fábio Aquino, Angèlica Leal, Francisco Ibiapina, Marcelo Pinheiro, Flávia Teixeira, Teka Lenz, Josué Lima, Laura Jucá e Bruno Alves, além dos vereadores Claudia Gomes, Kátia Rodrigues, José Freire, Germano He-Man, Jorge Pinheiro, Iraguassu Filho, PP Cell, Luciano Girão, Elpidio Nogueira e Gardel Rolim.