Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de Fortaleza inicia nesta quarta-feira (22/03) a operação “Esquina Segura” com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito em diversos cruzamentos da Capital. O objetivo é construir uma cultura de respeito às normas de circulação e estacionamento para garantir aos condutores uma visibilidade apropriada em áreas de esquina.

A ação será conduzida pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e vai contar com uma intensificação da fiscalização para quem estacionar de forma irregular em áreas próximas aos cruzamentos, sendo priorizados os locais com maior quantidade de acidentes e alto fluxo veicular.

Nesta primeira fase o projeto contempla a renovação da sinalização horizontal e vertical, implantação de placas alertando a proibição de estacionamento, marca de canalização e tachões. Tudo isso para evitar o cometimento dessa prática indevida, que é considerada uma das principais causas de acidentes na Capital. Em uma segunda fase, algumas esquinas serão prolongadas, a partir do alargamento da calçada de forma similar ao que foi implementado na área de trânsito calmo no bairro Rodolfo Teófilo.

A intervenção se concentrará inicialmente em dez pontos críticos já devidamente sinalizados. São eles: Joaquim Nabuco x Pereira Valente, Oswaldo Cruz x Tomás Acioli, Oswaldo Cruz x Assis Chateaubriand, Barbosa de Freitas x Francisco Holanda, Cel. Alves Teixeira x José Lourenço, Francisco Sá x Dona Medinha, Azevedo Bolão x Amadeu Furtado, Torres Câmara x Dr. José Lourenço, César Fontenele x Prof. Lino da Encarnação e Amadeu Furtado x Gustavo Sampaio. Até o final deste mês, a operação se estenderá a um total de 22 cruzamentos com perspectiva de ampliação do programa.

A definição dos locais foi realizada com base nos dados do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito (SIAT) referentes aos quatro primeiros meses de 2016. De acordo com esse levantamento, o cruzamento das ruas Amadeu Furtado x Gustavo Sampaio merece uma atenção especial por ter registrado 15 acidentes, sendo nove destes com vítima, no período de janeiro a abril do ano passado.

Segundo o Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar a uma distância menor que cinco metros da esquina é infração média. A multa é de R$ 130,16 com quatro pontos na carteira. “Queremos implantar uma tolerância zero para quem comete esse tipo de irregularidade, que compromete a visibilidade do motorista e oferece graves riscos. Através desta coibição estaremos ampliando o campo de visão do condutor ao passar por um cruzamento e dessa forma evitar acidentes”, destaca Arcelino Lima, superintendente da AMC.

O veículo flagrado cometendo a infração será removido e encaminhado ao depósito do órgão, localizado na Av. Juscelino o Kubitschek, número 5800, no bairro Passaré. Para retirar o veículo o condutor precisa apresentar a documentação em dia, bem como o pagamento de todos os débitos.

Com informações Prefeitura de Fortaleza