Para garantir a continuidade dos avanços na saúde pública da Capital, a Prefeitura autorizou a instituição da Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor), conforme a Lei n° 0364. O órgão passa a integrar o novo modelo de gestão da saúde de Fortaleza, composto por mais investimentos em toda a rede, além da modernização dos serviços ofertados.
O prefeito José Sarto anunciou que a implantação da Fagifor será garantida com “o maior concurso da história” do Município nessa área.
Segundo Sarto, o concurso será lançado ainda em 2023 e vai contar com vagas para várias carreiras da saúde de ensino médio e superior.
A Fagifor será responsável pela gestão hospitalar, qualificando sua capacidade de atendimento. Além disso, executará ações e serviços em todos os níveis da saúde pública, como urgência e emergência, apoio diagnóstico e educação continuada.
Para dar celeridade às demandas de saúde potencializadas com a pandemia, o órgão atuará em frentes simultâneas, incluindo o desenvolvimento de um novo concurso público municipal para área. O investimento da gestão para a nova fundação será oriundo de realocação de recursos, não havendo novos aportes financeiros.
O planejamento para implantação da Fagifor iniciou em 2021, conforme explica Galeno Taumaturgo, titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
“As ações de fomento e promoção à saúde que iremos colocar em prática passaram por uma longa maturação, visando integrar o novo modelo de gestão proposto pelo prefeito José Sarto. Coordenada pela SMS, a Fagifor irá qualificar e otimizar os serviços já ofertados”, enfatiza.