A Prefeitura de Fortaleza solicitou, na noite desta segunda-feira (23), durante nova reunião do comitê instituído para dialogar com representantes de vendedores ambulantes, levantamento de pessoas que trabalham na rua José Avelino e no entorno. O objetivo é cruzar dados para, a partir do diagnóstico do comércio informal na região, discutir e propor soluções.
O secretário de Governo, Renato Lima, interlocutor da Prefeitura no comitê, destacou a importância do levantamento para avançar nas negociações.
“Nós vamos passar agora para o segundo momento, que é o levantamento de dados. Esperamos receber amanhã (terça-feira, 24) o quantitativo de pessoas que trabalham no entorno da José Avelino, nas áreas públicas, e faremos, portanto, o levantamento desses dados, o cruzamento dessas informações para que a gente possa dimensionar a real necessidade e propor soluções”, afirmou o secretário, após reunião, realizada no Paço Municipal.
De acordo com o Secretário, todo o diálogo com o segmento tem contado com a mediação do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique. Para o parlamentar, o levantamento solicitado pela Prefeitura será fundamental para se discutir alternativas viáveis para o comércio na região.
“Eles vão protocolar (esse levantamento) amanhã aqui na Prefeitura e a Prefeitura vai fazer o cruzamento de dados para que a gente possa ter a dimensão do quantitativo de pessoas que realmente trabalham nesse entorno e conseguir encontrar uma solução que seja viável para todos, tanto para o poder público, que tem a obrigação de ordenar o espaço público da Cidade, como para os trabalhadores, que precisam ter esse trabalho para sustentar suas famílias”, explicou.
Sobre o comitê
O comitê foi instalado pelo prefeito José Sarto na última quarta-feira (18/08). O secretário de Governo, Renato Lima, atua como interlocutor da Prefeitura de Fortaleza, junto com a coordenadora especial de Programas Integrados, Manuela Nogueira.
Também compõem a comissão representantes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec), Secretaria Municipal de Gestão Regional (Seger), por meio da Regional do Centro, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor).