A Prefeitura de Fortaleza prorroga, por meio da Coordenadoria de Participação Social da Secretaria da Gestão Regional (Seger) e da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), o prazo para votação das propostas que foram cadastradas na plataforma “Fortaleza Participa” até a próxima sexta-feira (28/05).

O site é um instrumento de participação popular parar recebe sugestões de demandas que podem ser atendidas pela gestão municipal dentro do Plano Plurianual PPA (2022-2025). Para votar, cada cidadão fortalezense deve acessar a plataforma e escolher até três propostas cadastradas.

Acesse à plataforma

Para visualizar as ideias cadastradas em cada região e votar em uma proposta, é necessário escolher os filtros (território, bairro, tema e proposta). A cada voto, o sistema automaticamente mostra quantas propostas ainda podem ser votadas por cada pessoa.

A fim de facilitar esse processo, a Prefeitura criou vídeos tutoriais que explicam como funciona o passo a passo da votação. 

Plano Plurianual (PPA) 2022-2025

A Prefeitura de Fortaleza está em fase de preparação do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, que deve ser entregue à Câmara Municipal em agosto, conforme determinação constitucional. O PPA é o instrumento legal base para o planejamento do Município em médio prazo, fazendo um recorte do que prevê o Plano Fortaleza 2040, de longo prazo, numa costura com o Plano de Governo em exercício. Os orçamentos anuais também partem do PPA.

A etapa da participação social é premissa legal para elaboração do documento e mobiliza diferentes órgãos e instâncias que promovem a interlocução do Município com a população e a sociedade civil.

“O PPA é um planejamento da Prefeitura de médio prazo. A participação social é premissa para que haja esse planejamento. Então, em Fortaleza, é realizada essa consulta à sociedade civil, por meio do Fortaleza Participa, onde nós amplamente divulgamos nos nossos meios e contamos também com o trabalho dos nossos mobilizadores sociais. Eles são funcionários da Coordenadoria de Participação Social de Fortaleza que vão até os bairros e às comunidades mobilizando as pessoas, de forma presencial e por telefone”, ressalta a coordenadora da Participação Social de Fortaleza, Natália Rios.

(*) Com informações Prefeitura de Fortaleza