Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura Municipal de Fortaleza realiza entre os dias 22 e 23 de Fevereiro, uma série de atividades educativas e de combate à Dengue, Zika e Chikungunya, doenças transmitidas pelo aedes aegypti, no bairro São Joãodo Tauape, área da Regional II de Fortaleza.

Cerca de 100 servidores, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate a Endemias (ACE) e educadores do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (Nesms), estão atuando no intuito de prevenir e combater os possíveis focos do mosquito nesta área. Entre as ações, estão previstas visitas domiciliares e inspeção dos imóveis, além de blitz educativa e orientações sobre a vedação das caixas d´água que é responsabilidade dos proprietários.

Somente este ano, o bairro São João do Tauape apresentou 22 notificações para a dengue e chikungunya, que gera um índice de infestação de 1,21%. A equipe pretende visitar aproximadamente 8 mil imóveis na área, com o intuito de minimizar o alto índice de proliferação do mosquito no bairro.

De acordo com Ferruccio Feitosa, titular da Secretaria Regional II, outras ações estão sendo realizadas no bairro para minimizar a proliferação do aedes aegypti. “Nossa equipe de limpeza urbana está visitando diariamente o bairro São João do Tauape a fim de desativar pontos de lixo formados irregularmente nas calçadas. Devido às chuvas, esse acúmulo de resíduos sólidos é propício para o desenvolvimento do mosquito”, afirma o secretário.

Ainda neste mês, o bairro São João do Tauape também foi contemplado com a limpeza do canal do Lagamar, o que minimiza as chances de proliferação do mosquito durante a quadra chuvosa. O trabalho de remoção de resíduos sólidos, entre lixo doméstico, folhagem e areia, foi realizado pela Coordenadoria Especial de Proteção e Defesa Civil.

Com informação da A.I