O quadro sanitário nacional é de preocupação com os casos de variantes da Covid-19 que surgem em várias cidades do País. Uma das preocupações é no Rio de Janeiro, onde o prefeito do Rio, Eduardo Paes, expressou inquietação quanto ao avanço da variante Delta do coronavírus. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira com o 33° boletim epidemiológico da cidade.

Como o Rio de Janeiro é um dos destinos turísticos mais procurados, inclusive por muitos cearenses, a sitauçaõ acaba sendo de vigilância em todo o País. Enquanto o número de casos confirmados da Covid-19 segue em ascensão, a Secretaria municipal de Saúde (SMS) já concluiu, por meio de uma pesquisa por amostragem da Vigilância Genômica, que a nova linhagem corresponde a 53,7% das ocorrências da doença no município. A cepa já provocou quatro mortes no Rio.

Nas palavras do prefeito do Rio de Janeiro, o retrato da preocupação: ‘’Temos um pico de casos no Rio de Janeiro em 2021. Nunca tivemos nesse ano um número tão grande de pessoas com Covid quanto agora. Todos percebemos isso. Eu pessoalmente nunca vi tanta gente com Covid no meu entorno. Isso é muito preocupante. Temos a variante Delta, que já representa mais da metade dos casos da cidade’’, observou Eduardo Paes.