Na hora de comprar um terreno para construir a casa dos sonhos, a gente acaba esquecendo de uma parte fundamental: a preparação do terreno. Hoje nós vamos falar exatamente sobre isso. Não basta comprar o terreno e ter todos os projetos. Antes de iniciar a construção da casa é necessário fazer a preparação do terreno para receber a obra. Tudo começa pela limpeza do terreno, depois a terraplanagem, sondagem do solo e por aí vai.

Na hora de construir, você não precisa ter o alvará da construção para iniciar a preparação do terreno, mas é recomendado que você tenha o projeto arquitetônico finalizado. Pois ele irá orientar o topógrafo sobre os níveis e tamanhos da futura construção. A preparação envolve basicamente a limpeza da vegetação e de materiais indesejados, análise do solo (sondagem) e movimentação de terra (nivelamento, cortes e aterramentos). Tudo isso para deixar o terreno plano e limpo, pronto para receber a obra.

Em seguida vem a terraplanagem, que tem o objetivo de transformar o seu terreno em uma área plana, também chamada de platô. O tamanho e altura (nível) do platô devem ficar iguais ao projeto. A terraplanagem feita de forma incorreta pode resultar em problemas como erosão e deslizamentos. Depois disso, basta fazer a sondagem do solo e o descarte dos entulhos.