Os partidos encerraram mais uma etapa do calendário das eleições ao definirem as candidaturas à Assembleia Legislativa, Câmara Federal, Senado, Governos Estaduais e Presidência da República. As convenções oficializaram, também, as alianças partidárias, como conta, em sua participação no Jornal Alerta Geral, o repórter Sátiro Sales.


A partir desse momento, os partidos estão na fase de pedido dos registros candidatos às eleições de 2 de outubro. O deferimento do pedido de registro, pela Justiça Eleitoral, consolida a candidatura e, a partir dessa nova fase, o pretendente ou a pretendente a um mandato no Legislativo ou no Executivo está apto, está apta, sem embaraço jurídico, a corre atrás dos votos.


Após o trâmite burocrático que passa pelo Tribunal Regional Eleitoral e pelo Tribunal Superior Eleitoral, a campanha começa, oficialmente, pela internet e nas ruas, a partir do dia 16, com realização de caminhadas, passeatas, comícios e distribuição de material de propaganda.


No Ceará, serão 22 vagas na Câmara Federal, 46 na Assembleia Legislativa e uma vaga no Senado. Os eleitores escolherão, também, no primeiro turno, o governador e o presidente da República.