A Delegacia de Homicídios da Barra identificou as duas mulheres que participaram da tentativa de assalto que terminou com a morte do guia turístico Daniel Mascarenhas Xavier, 31 anos, no Centro do Rio, na madrugada da última quarta-feira. De acordo com a polícia, após as imagens do crime serem divulgadas, as criminosas foram agredidas pelo tráfico de drogas do Morro da Providência por chamarem a atenção dos agentes da segurança pública para localidade.

Por conta disso, Marcelly Albuquerque, a mulher loira que aparece no vídeo, ainda segue internada no hospital Lourenço Jorge, com uma fratura no braço e outras escoriações. Ela ainda não tem previsão de alta. A que aparece na garupa, identificada como Ana Claudia Pires, ainda está detida na DH.

Segundo o delegado Rômulo Assis, em depoimento, parentes das mulheres contaram que elas seriam companheiras e estariam praticando assaltos na região há pelo menos três meses. As duas confessaram o crime à polícia. Em depoimento na DH, na presença de um advogado, Ana Cláudia preferiu se manter me silêncio.

Imagens feitas por câmeras de segurança mostram o momento em que as duas mulheres — uma loira, que está pilotando a motocicleta, e outra morena — abordam o guia turístico na Rua 20 de Abril. A criminosa que está na garupa aponta uma arma para Daniel, que entrega seus pertences. Mas, logo em seguida, ele reage e segura a mão dela, tentando sair da mira da arma. As duas descem da moto e entram em luta corporal com o guia, até que a loira pega uma faca e o esfaqueia diversas vezes.

A violência dura pouco mais de dois minutos. Enquanto Daniel é repetidamente golpeado, um ciclista passa pelo local, olha a cena de perto e se afasta. Ao menos três pedestres também observam, mas não fazem nada. Um taxista chega a dar ré no veículo. Mesmo com Daniel pedindo ajuda, o motorista arranca com o carro e sai sem prestar socorro. O guia, então, sai caminhando do local, com o corpo coberto de sangue. Em determinado momento do vídeo, ainda é possível observar que um homem com camisa azul pede a faca usada no crime para as mulheres. A criminosa de cabelos escuros entrega o objeto e ele vai embora.

LEIA MAIS

+ Guia turístico reage a assalto e acaba morto a facadas por duas mulheres no Rio