O presidente da Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece), Júnior Castro, disse, nesta sexta-feira, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, ter recebido com muito otimismo a declaração do governador eleito Elmano de Freitas de que, a partir de primeiro de janeiro de 2023, irá se reunir com os gestores municipais para discutir as parcerias entre o Estado e as Prefeituras.
Júnior Castro afirma, ainda, que o gesto de Elmano retrata o compromisso assumido durante a campanha e a sinalização de diálogo com os prefeitos representa esperança para construção de boas parcerias entre os Municípios e o Governo do Estado. Quem ganha com esse modelo de administração, segundo o presidente da Aprece, é a população.
O presidente da Aprece relatou que, na agenda dos prefeitos para as reuniões com Elmano de Freitas, estão demandas na área da saúde, como, por exemplo, a aquisição de medicamentos. Júnior Castro antecipa, na entrevista ao Jornal Alerta Geral, que já teve oportunidade de conversar com o governador eleito sobre as demandas dos municípios junto ao Governo do Estado.
Outra pauta da Aprece com o governador eleito é a discussão sobre o fim dos lixões e a construção de aterros sanitários. A preocupação, segundo Júnior Castro, está na agenda porque os Municípios tem um prazo a cumprir para uma melhor destinação do lixo. A construção dos aterros sanitários, conforme enfatiza, não pode avançar sem parcerias com os Governos Estadual e Federal uma vez que exige altas investimentos.